<
Prefeito de Diamantina é eleito presidente do CISAJE | MINAS HOJE MINAS HOJE

Últimas Notícias

Prefeito de Diamantina é eleito presidente do CISAJE

9, Janeiro 2017 | Por Redação

Na tarde de sexta-feira, 06 de janeiro de 2017, os 21 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE), elegeram Juscelino Roque (PDMB), prefeito da cidade de Diamantina, para presidir a instituição no ano de 2017. A eleição se deu após o prefeito de Gouveia, Toninho da Mercearia (PMDB), retirar a chapa concorrente e aceitar a presidência de Roque.

A Comissão Eleitoral do CISAJE foi composta pelos prefeitos Gonçalo Valdivino Pereira (PT), conhecido como Teco de Dapaz, de Datas; Luiz Fernando Alves (PT do B), de Itamarandiba, e João Leopoldo Dumont (PSDB), de São Gonçalo do Rio Preto. O Consultor de Saúde e ex-secretário de Governo, Ronaldo Lopes Guimarães, apresentou a procuração do prefeito interino de Alvorada de Minas, com autorização para votar em seu nome no desenho resultante do acordo de chefes de executivos municipais.

O presidente da Comissão Eleitoral, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, abriu os trabalhos conclamando os presentes a buscarem um acordo e evitar uma disputa, alertando que os novos tempos do Vale do Jequitinhonha e do país requerem dos agentes públicos união e esforços concentrados para superar os problemas que há décadas assolam a região. Após a fala do presidente, o prefeito de Gouveia, Antônio Vicente de Souza (PMDB), conhecido como Toninho da Mercearia, optou por retirar a chapa e aclamar Juscelino Roque como novo presidente do CISAJE.

Em seu discurso já como presidente do consórcio, Juscelino ressaltou que sua experiência de mais de vinte anos na área social e de mais dez anos na saúde será colocada à disposição para melhorar ainda mais os serviços atualmente prestados pelo CISAJE. Pregou a união dos prefeitos para mudar o cenário da região e buscar juntos, numa única força, o crescimento e desenvolvimento da região. Ressaltou que Diamantina recebe a todos de braços abertos e que tem sido mais servidora que se servido das cidades ao redor.

Após sua fala, pediu que Dalgésio João Santos, conhecido como Zico, atual interventor do Hospital Nossa Senhora da Saúde e Diretor Financeiro da Santa Casa de Caridade, expusesse aos presentes a situação das casas de saúde de Diamantina, que também servem a toda a região. Segundo Zico, a Santa Casa tem dívidas aproximadas de R$ 4 milhões e o Hospital R$ 15 milhões. Alertou aos presentes sobre a necessidade de rediscutir o modelo do sistema de saúde de Diamantina, com a possível unificação das casas de atendimento numa única estrutura gerencial. Terminou sua fala lendo a mensagem enviada pelo Arcebispo Arquidiocesano Dom Darci Nicioli, responsável pelo patrimônio do Hospital e CISAJE, que além de felicitar Juscelino Roque pela vitória reafirmou a posição de rever a estrutura das casas de saúde após o término da auditoria que vem sendo feita nas contas do Hospital.

A reunião foi encerrada com a fala do Diretor da UFVJM, Professor Carlos Suzart, colocando à disposição do CISAJE o projeto para construção do restaurante popular na área de entorno do consórcio. Esta demanda se encaixa dentro da proposta de Juscelino Roque de humanização do atendimento à população de Diamantina e região nas casas de saúde. Juscelino afirmou que os pacientes não podem mais ficar sentados nas calçadas ao redor do CISAJE sem equipamentos dignos de alimentação e descanso. Ao final conclamou os prefeitos a manter o espírito de união e renovação de práticas políticas adotadas tanto na eleição da AMAJE, quanto nesta do CISAJE e colocando-se à disposição para discutir as demandas de todos os partícipes do consórcio.

 

juscelino_eleito_1
Juscelino Roque foi eleito presidente do CISAJE (Foto: Portal do Vale)

Dê seu comentário sobre o assunto

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CLOSE
CLOSE