Ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 sobe para 85% em BH

0
Belo Horizonte tem 297 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) exclusivos para Covid-19 subiu para 85% em Belo Horizonte, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira (25). No informe divulgado nesta quarta-feira (24), 84% dos leitos de UTI para pacientes com coronavírus estavam ocupados. A taxa de ocupação total dos leitos de UTI na cidade caiu, de 88% para 86%.

A ocupação dos leitos de enfermaria se manteve estável na capital, em 71%. A ocupação desses leitos exclusivos para Covid-19, que somam 762, diminuiu, de 70% para 69% em um dia.

As taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19 são dois dos três indicadores principais considerados pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19. A ocupação dos leitos de terapia intensiva está em nível vermelho, o nível máximo de alerta.

Já a ocupação de leitos de enfermaria de Covid-19 está no nível amarelo, mas se aproxima do nível vermelho: isso pode ocorrer se a taxa chegar a 71%.

Em uma semana, as taxas de ocupação dos leitos destinados a pacientes com coronavírus subiram bastante na cidade. Na última sexta-feira (19), os leitos de UTI Covid-19 estavam 78% ocupados, e os de enfermaria Covid-19, 61%.

Outro critério considerado pelo município para avaliar o avanço da pandemia na cidade é o RT, a taxa de transmissão da doença, que, na terça-feira (23), estava em 1,13. Esse indicador, que aponta a quantas pessoas, em média, cada infectado transmite a doença, atinge o alerta vermelho se ultrapassar a marca de 1,20.

O secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, já afirmou que dois dos três critérios em nível de alerta vermelho são suficientes para que a capital determine o lockdown.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai informar sobre o novo protocolo a ser adotado na cidade em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26).

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui