Teófilo Otoni chega a 545 casos de coronavírus; município adere ao programa Minas Consciente

0

A Prefeitura de Teófilo Otoni confirmou 24 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (16), passando para 545 o número de infectados na cidade.

De acordo com boletim epidemiológico, dentre os casos positivos há 276 pessoas que já se recuperaram, 237 estão em isolamento domiciliar, quatro pessoas estão internadas em leitos de enfermaria e outras oito em leitos de UTI. Além disso, 20 pacientes foram a óbito.

O município tem ainda 1.036 casos em investigação, incluindo 11 pessoas hospitalizadas e cinco mortes suspeitas.

Novo decreto

Também nesta terça-feira o município publicou o decreto 8.057, que faz a adesão de Teófilo Otoni ao programa Minas Consciente. Com isso, a cidade vai seguir diretrizes do governo do Estado para a retomada das atividades comerciais. As novas medidas passam a valer a partir da próxima sexta-feira (19).

“Estamos buscando um equilíbrio entre as demandas sociais, as demandas de saúde e as demandas econômicas”, explicou o prefeito Daniel Sucupira (PT) em pronunciamento nas redes sociais.

O decreto determina que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde do município e orientar sobre o processo de retomada das atividades econômicas. Se for necessário, poderá determinar nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas.

A medida permite o funcionamento das atividades consideradas essenciais em decretos municipais anteriores, incluindo feiras livres, determinando o uso obrigatório de máscaras.

Os supermercados e atividades semelhantes devem reservar horário para atender grupos de risco e permitir o acesso de clientes somente após aferição de temperatura corporal, sendo proibida a entrada de pessoas com temperatura igual ou superior a 37,4°C. Estas deverão ser encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima.

Permanece suspensa a realização de eventos públicos e privados de qualquer natureza, em locais fechados ou abertos, com público superior a 15 (quinze) pessoas.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui