Governo de MG prepara plano de distribuição de futura vacina contra Covid-19

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) prepara um Plano de Contingenciamento de Imunização para distribuição e aplicação da vacina contra a Covid-19, quando ela for concluída. “Estamos lançando o plano nesta semana. O objetivo é orientar municípios para a possibilidade de uma vacina e, quando ela chegar, termos condições de fornecer insumos, distribuí-la adequadamente e, inclusive, fazer acompanhamentos após a aplicação”, detalhou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (1º).

O planejamento estadual inclui compra de seringas — que podem faltar quando a vacina estiver disponível, segundo a SES-MG. O governo do Estado também avalia a compra de refletores para a Rede de Frio (cadeia logística do armazenamento das vacinas) e câmaras de refrigeração, utilizadas para armazenar as doses, para municípios e regionais. Valores de contêineres para depósito também estão sendo cotados, conforme explica a SES-MG, e o plano prevê capacitação de profissionais.

O plano inclui, ainda, a implementação de Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) no Estado. Nessas unidades, que hoje existem apenas em Belo Horizonte e em Juiz de Fora, é onde são encontradas vacinas e soros de indicação específica, como doses para pessoas com condições de saúde que demandam vacinas não contempladas pelo Programa Nacional de Imunizações. Um novo Crie deve ser criado no Hospital Eduardo de Menezes, na capital, como base para todo o Estado. A intenção é que Minas conte com 15 centros, e o governo estadual prepara um edital para municípios interessados em implantar as unidades. 

O Plano de Contingenciamento estabelece também a Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação, para avaliação de casos após a injeção. O documento, conforme a SES-MG adianta, também destaca que a imunização da população contra a Covid-19 deverá ser estimada levando em contato cada grupo prioritário da campanha. 

Mais informações sobre o Plano de Contingenciamento serão divulgadas às 19h de hoje em uma live no Instagram do secretário de Saúde.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui