Rodovia Transpantaneira: antes e depois mostra destruição no Pantanal

0
O antes e depois das queimadas que ameaçam a diversidade do Pantanal

Antes, o verde imperava na paisagem, tomada também pelas águas. Agora, o marrom e o cinza tornaram a rica biodiversidade da região irreconhecível. As fotografias da rodovia Rodovia Transpantaneira registradas entre o período de cheias e a seca simbolizam a destruição causada pelos incêndios que agonizam o Pantanal há mais de três meses.

O registro, de antes e depois, foi realizado próximo a divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul. Também é possível ver o horizonte tomado pela fumaça. A via tem 150 km de extensão e é um atrativo turístico por guardar as belezas da região, considerada a maior planície alagável do planeta.

O clima próximo aos níveis de deserto e os incêndios criminosos aumentam a cada dia a área destruída no bioma. Neste ano, as queimas já consumiram mais de 2,3 milhões de hectares, quase a metade do Estado do Rio de Janeiro. Em uma das áreas de proteção ambiental mais atingidas, o fogo acabou com 92% da vegetação no Parque Estadual Encontro das Águas, refúgio para as onças pardas.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui