Ácido sulfúrico cai no Rio Tijuco durante acidente na BR-050 em Uberaba

0
Acidente na BR-050 derruba sete mil litros de ácido sulfúrico no Rio Tijuco. — Foto: Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cerca de 7 mil litros de ácido sulfúrico foram derramado no Rio Tijuco, em Uberaba, na manhã desta quarta-feira (25), durante acidente com caminhão na BR-050. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo que transportava a substância bateu no guarda-corpo da ponte sobre o rio, no sentido Uberlândia, a aproximadamente 20 km de Uberaba.

Segundo a concessionária que administra a rodovia, Eco050, o trânsito no local foi completamente interditado por cerda de 40 minutos enquanto empresa terceirizada responsável pela remoção de material realizava análise do local. Houve 2,5 km de congestionamento.

Neste momento, o tráfego flui em meia pista. Conforme a empresa, o acostamento e uma das pistas no sentido Uberaba-Uberlândia estão interditados.

O motorista do caminhão, de 43 anos, teve ferimentos leves, foi atendido pela equipe médica da Eco050 e dispensou transporte até o hospital. Ele relatou à concessionária que trafegava pela faixa da direita quando foi fechado por uma carreta – não identificada e nem localizada – e bateu o caminhão na mureta de proteção da ponte do Rio Tijuco. O veículo parou sobre o acostamento.

Conforme a Eco050, a transportadora responsável pela carga já contratou empresa especializada para fazer a limpeza e a retirada do material. Equipes de inspeção da concessionária estão no local fazendo o isolamento da área e o controle do trânsito.

Segundo os bombeiros, a quantidade de ácido que atingiu o rio não tem potencial para compromete a captação de água das cidades. O principal problema é que pode haver mortandade de peixes, o que deve ser monitorado pelos órgãos ambientais.

De acordo com o militares, o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, foi acionado. A TV Integração entrou em contato com o NEA para saber qual trabalho será feito para verificar a contaminação no rio e os impactos ambientais que podem ocorrer.

O órgão informou que agentes estarão no local no início da próxima semana para avaliar o ocorrido e que, no momento, todo trabalho está sendo realizado pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), que está no local.

Pista da BR-050 sentido Uberaba-Uberlândia após acidente com caminhão que carregava ácido sulfúrico — Foto: Gabriel Bonfim/G1

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui