Mineiros vão bem e conquistam pódio em etapa única do Brasileiro de Escalada

0

A escalada esportiva foi apenas uma das modalidades que foram afetadas ‘em cheio’ pela pandemia de coronavírus. Menos mal que uma etapa ‘saideira’ foi reservada para quem respira a modalidade.

No último final de semana, atletas mineiros foram bem na etapa do Campeonato Brasileiro no ginásio Campo Base, em Curitiba, que contou com disputas nas categorias lead e velocidade com atletas de diferentes faixas etárias. 

Além destas categorias, o boulder também faz parte do esporte, com as três confirmadas nos Jogos de Tóquio, em 2021, quando a escalada vai fazer sua estreia no maior evento esportivo do planeta. 

O saldo foi positivo, rendendo a dois mineiros a provável convocação para integrar a seleção brasileira em 2021. O time nacional é formado por 12 atletas (seis no feminino e seis no masculino) e os chamados acontecem a cada seis em seis meses.

Patrícia Antunes foi premiada com o 4º lugar na categoria velocidade, fazendo final neste tipo de prova pela primeira vez na carreira. No lead, ela ficou em 3º.  Já Pedro Avelar ficou em 2º no lead. Em outubro, Clara Viegas havia terminado em 3º no Brasileiro de boulder em São Paulo. 

“Como em BH não temos uma via oficial de velocidade, a academia Rokaz disponibilizou pra gente uma parede com garras não oficiais. Foi feita uma adaptação que nos ajudou bastante, mesmo com a via não sendo a mesma, apenas uma parte dela. Ela nos ajudou para treinarmos estímulos e explosão. O que contou muito, também, foram treinos que fiz em São Paulo, em outubro, com integrantes da seleção. Fiquei feliz, nunca tinha ido para uma final, bati meu recorde pessoal”, comemora Patrícia, que viu seu tempo na prova cair de 19 para 15 segundos. 

A convocação oficial para a seleção brasileira acontece em janeiro, com o circuito dentro e fora do país indefinido por conta da pandemia. 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui