Com frente fria, Belo Horizonte tem alerta de tempestades com risco de granizo

0
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, chuvas fortes são esperadas para BH nos próximos cinco dias

A cidade de Belo Horizonte está sob alerta de tempestade com perigo potencial até a manhã de quinta-feira (3), segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A aproximação lenta de uma frente fria sobre a região metropolitana eleva o risco de chuvas fortes e com volumes significativos para os próximos cinco dias, pelo menos.

Tempestades são esperadas a partir de terça-feira (2), acompanhadas por ventos intensos com velocidade de até 60 km/h. Há também possibilidade de queda de granizo em quase todas as regiões de Minas Gerais, e acumulado pluviométrico – do volume de chuvas – pode chegar a 50 milímetros por dia.

Segundo o meteorologista Kléber Souza, do Inmet, a frente fria que provoca a ocorrência dessas chuvas deverá permanecer com força sob o estado até, pelo menos, o início da próxima semana. “Esse é um sistema que atua durante vários dias consecutivos e se desloca lentamente pelo estado. Então, são chuvas fortes pelo menos para os próximos cinco dias. Hoje mesmo (quarta-feira, 2) o céu já está mais nublado, e pancadas com trovoadas podem acontecer nas próximas horas”, esclarece.

A quarta-feira amanheceu com mínima de 18ºC e a máxima esperada é de 29ºC. Entretanto, de acordo com o meteorologista, esta não deverá ser atingida. “Como o céu já está mais encoberto, acredito que a máxima não deve passar de 27ºC”. O alerta publicado na manhã desta quarta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia pede que a população esteja principalmente atenta para a ocorrência de fortes rajadas de vento. Entre as recomendações, orienta-se que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, uma vez que há leve risco de queda de árvores e descargas elétricas.

O comunicado sobre tempestades com perigo potencial em Minas Gerais é válido para as regiões metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Sul de Minas Gerais, Noroeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central e Rio Doce.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui