Santa Casa atinge 100% de ocupação das UTIs para Covid, e 90% da enfermaria

0
Santa Casa não tem vagas para atender pacientes graves com o coronavírus

A Santa Casa de Belo Horizonte atingiu a lotação máxima com 100% dos leitos de UTIs destinados aos pacientes com Covid-19 ocupados. A unidade de saúde, que é referência no tratamento da síndrome gripal no Estado, também está com alta taxa de ocupação das vagas de enfermaria. O último balanço indica que 90% das vagas estão preenchidas.

Atualmente, o hospital tem 50 leitos para os infectados em estado grave e nenhum disponível. Na enfermaria são 191 leitos e poucos liberados para novos pacientes com o coronavírus. Essa é a segunda vez na pandemia que a Santa Casa atinge 100% da lotação das UTIs.

Diretor do hospital, o médico-cirurgião Guilherme Riccio faz um apelo para que a população retome as medidas de segurança necessárias para conter a transmissão da Covid-19. “A guerra ainda não acabou. Enquanto não tiver uma solução definitiva, que pode ser a vacina, é importante que as pessoas tenham cuidado. Houve o relaxamento do isolamento social, mas nós ainda não temos vidas normais. Estamos enfrentando uma pandemia e é preciso continuar o isolamento”, reforçou.

No primeiro auge da contaminação do vírus, em meados deste ano, a Santa Casa chegou a destinar 100 leitos para UTIs específicas para tratar pacientes com a síndrome. No entanto, quando houve a redução dos casos, os leitos foram desmobilizados para atender doentes de outras enfermidades. “O problema de destinar cada vez mais leitos para Covid-19 e que vai diminuindo a oferta para outros doentes”, explicou o médico. A situação do hospital é analisada diariamente e um novo remanejamento das vagas não está descartado.

Segurança

Para evitar a transmissão do vírus dentro do próprio hospital, a unidade de saúde foi transformada em duas e está 100% separada. Pacientes com a Covid-19 ou com suspeita da doença são atendidos na rua Ceará. Os demais enfermos são tratados na avenida Francisco Sales. “Tenho equipes específicas para cada um. Por isso tem uma baixa taxa de contaminação”, frisou Riccio.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui