
Via G1 Sul de Minas
A Prefeitura de Varginha (MG) publicou novo decreto nesta quinta-feira (21) em que oficializa a aplicação de multa para quem estiver sem máscara de prevenção contra a Covid-19. A medida já havia sido aprovada pela Câmara Municipal, mas dependia do decreto para entrar em vigor. A fiscalização será feita pelo setor de postura, Guarda Civil e Vigilância Sanitária.
O valor estabelecido foi de R$ 50, sendo que em caso de reincidência o montante é duplicado. O prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) diz que a fiscalização será distribuída em pontos estratégicos da cidade. Ele afirma também que o objetivo não é arrecadar tal valor e sim, a conscientização da população.

Sem carnaval
Durante a coletiva realizada nesta quinta-feira para anunciar o decreto, o prefeito revelou que não haverá ponto facultativo na semana de Carnaval.
A medida foi definida para não haver feriado prolongado, evitando assim, viagens e aglomerações que possam aumentar a transmissão do coronavírus. Ele afirmou que o evento ‘Banho da Doroteia’ que ocorre anualmente, também foi suspenso.
Vacinação em Varginha
As vacinas no Sul de Minas chegaram na terça-feira (19). Em Varginha, houve um ato simbólico de início da vacinação no mesmo dia e a aplicação dos imunização começou um dia depois.
A cidade recebeu 1.675 doses que foram direcionadas à profissionais da linha de frente da Covid-19 e idosos em situação de asilo. O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, afirmou, também na coletiva desta quinta-feira, que a aplicação das doses serão finalizadas na próxima segunda-feira (25). Explica também que a segunda dose deve ser aplicada de 14 à 28 dias após a primeira.
Covid-19 em Varginha
Varginha é a 3ª cidade com maior número de contaminações do Sul de Minas. De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cidade contabiliza 3.910 casos de Covid-19, sendo 62 mortes em decorrência da doença. Novos 28 casos foram confirmados nas últimas 24 horas.