Cidade menos populosa do Brasil, com 776 habitantes, Serra da Saudade tem primeira morte por Covid-19

0
Paciente é uma idosa de 68 anos, diabética, que testou positivo no dia 11 de janeiro e morreu na quinta-feira (28). Município tem 22 casos confirmados da doença

Via G1 Centro- Oeste

Serra da Saudade, município menos populoso do país com 776 habitantes, de acordo com o censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou a primeira morte por Covid-19. A informação foi confirmada ao G1 pela Prefeitura nesta quinta-feira (4).

A vítima é uma idosa de 68 anos, que tinha diabetes e testou positivo para a doença no dia 11 de janeiro. O óbito foi registrado na quinta-feira (28).

A princípio, segundo a Prefeitura, a idosa ficou em isolamento domiciliar. Devido ao agravamento do estado de saúde, ela foi encaminhada para um hospital em Dores do Indaiá e, posteriormente, para outro hospital em Bom Despacho onde morreu.

Primeiros casos da doença no município

Os primeiros casos de Covid-19 em Serra da Saudade foram registrados em julho do ano passado em quatro pessoas da mesma família: mãe, pai e dois filhos.

Na época, o então secretário de Saúde da cidade, Amarildo Fernandes, explicou ao G1 que a filha do casal, que morava em Dores do Indaiá , tinha ido a Serra da Saudade visitar os pais.

Logo após a viagem, ela e a família testaram positivo para Covid-19. Até então, o município tinha registrado somente casos suspeitos que tinham sido descartados.

 

No dia 5 de agosto, a Secretaria de Saúde de Serra da Saudade informou que a família estava curada. Na ocasião, o município adotou algumas restrições como fechamento de praças e fiscalização de estabelecimentos para conter a disseminação do vírus.

Boletim

Serra da Saudade tem 22 casos confirmados de Covid-19. Destes, 21 são referentes a pessoas que estão curadas da doença.

Ao G1, a Prefeitura afirmou que tem feito constantes ações para evitar a propagação e aumento da circulação do vírus, como divulgar informações à população sobre os cuidados a serem tomados, principalmente no comércio, e distribuição de máscara e álcool em gel.

Cidade menos populosa

O município de Serra da Saudade mantém a condição de cidade menos populosa do Brasil, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho do ano passado.

O levantamento apontou que a população diminuiu no ano passado em relação a 2019: de 781 pessoas reduziu para 776 – queda de 0,64%. A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2020.

G1 acompanha os números referentes à população do município, desde 2013. Na época, a equipe de reportagem visitou a cidade que tem 335 quilômetros quadrados de extensão territorial, o mesmo tamanho de Belo Horizonte, por exemplo.

O número de habitantes do município, desde então, tem apresentado queda. Em 2013, segundo o IBGE, havia no município 825 pessoas. Em 2014, o número caiu para 822 moradores e em 2015 para 818. No ano seguinte, nova queda registrada: população de 817 habitantes.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui