Comdes realiza primeira reunião em Divinópolis

0
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável realiza primeira reunião em Divinópolis — Foto: Fiemg/Divulgação da Prefeitura de Divinópolis

Via G1 Centro-Oeste

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (Comdes) realizou a primeira reunião de trabalho na manhã desta quinta-feira (11). O tema do encontro foi a aprovação do Regimento Interno e a apresentação do Planejamento de Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, feita pelo secretário de Desenvolvimento do Município e presidente do Comdes, Luiz Ângelo Coutinho Gonçalves.

Por conta dos protocolos de segurança à Covid-19, apenas os conselheiros titulares participaram presencialmente; os suplentes acompanharam de forma remota.

Segundo Luiz Ângelo, o conselho envolve a sociedade, órgãos, entidades, poder público e sociedade civil organizada.

“Dessa forma, deixa de ser um planejamento de governo pra ser um planejamento de cidade; esse é o principal ganho que o conselho traz, independente de qual gestão esteja conduzindo o município, temos uma direção com objetivo de alcançar e promover o desenvolvimento de Divinópolis”, disse.

Detalhes do Planejamento

De acordo com a Prefeitura, o planejamento apresenta um cronograma de ações estratégicas que envolve alguns temas, são eles: aeroporto, marcos regulatórios e de planejamento urbano, centro industrial, sala mineira do empreendedor, turismo e plano de recuperação de empregos.

Algumas ações foram apontadas como prioridade, como parcerias público privadas, valorização de empresas locais, compras públicas, ecossistemas de inovação, regularização fundiária urbana, programa de microcrédito, implantação do selo de implantação regional, programa de incentivo à exportação, entre outros.

 

Eduardo Soares, vice-presidente do Comdes, e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), ressaltou que além dos temas debatidos, a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, a conclusão dos trabalhos para aprovação de projetos digitais, a elaboração de um novo Código de Obras e a necessidade de estudar a Lei do Parcelamento do Solo, aliado às questões da destinação dos resíduos e lixo, são questões que precisam ser priorizadas.

Comdes

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do Comdes é manter estreita relação com a iniciativa privada e a sociedade organizada no sentido de implementar a Política de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município.

O Conselho é dividido em três bancadas, são elas: a Bancada do Poder Público, a do Setor Produtivo e da Sociedade Civil, com membros que foram indicados pelo prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.

 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui