Vereadores cobram do prefeito de Angelândia melhoria na saúde do município

0
Vereadores convocam prefeito de Angelândia para esclarecer problemas da saúde no município

Os vereadores de Angelândia no Vale do Jequitinhonha  convocaram o prefeito municipal, Paulinho Pinheiro e o Secretário municipal de Saúde Sebastião Cássio para prestar esclarecimentos com relação a situação da saúde no município nesta segunda-feira (08/02) na sede da Câmara legislativa de Angelândia. 

Foram convocados o Prefeito Paulinho Pinheiro e o Secretário de Saúde Sebastião Cássio


Nos últimos dias foram realizadas diversas denúncias com relação a falta de médicos e outros profissionais nos PSFs e também problemas no atendimento a pacientes com sintomas do Covid-19. 

Vereadores denunciaram abandono das unidades de saúde no município.



O Vereador Marcinho da Ambulância, denunciou a falta de médico no PSF do bairro Vila Nova, na ocasião a unidade estava de portas fechadas apenas com uma enfermeira e sem nenhum outro funcionário para atendimento ao público, outra denúncia do Vereador foi juntamente com seu colega o Vereador Élio de Nagib com relação ao PSF da comunidade do Fanado, que está completamente abandonada, apresentando cenário crítico, ambiente com fezes de animais e sujeito a vandalismo pois encontra-se vulnerável para acesso ao seu interior. 

O Vereadores cobraram do prefeito na reunião também uma solução para o enfrentamento do COVID-19, visto que os pacientes com sintomas da doença são atendidos pelos mesmos profissionais juntamente com os pacientes que não tem sintomas da doença, o que coloca em risco pacientes e funcionários da UBS. 

Os vereadores querem que seja destinada uma equipe de saúde exclusiva para atendimento aos pacientes suspeitos. 

Ainda com relação ao COVID-19, Angelândia não vem divulgando com frequência os boletins epidemiológicos, o atual boletim foi emitido nesta segunda-feira (08/02) o anterior foi emitido a 5 dias atrás (04/02) e seu antecessor com 15 dias de atraso (18 de janeiro) e quando divulgados divergem de Boletins da cidade vizinha, Capelinha, que recebe os pacientes de COVID-19 de Angelândia. 

Existem dois pacientes do Município hospitalizados na Fundação Hospitalar de Capelinha MG



Na última segunda-feira por exemplo, A secretaria de Saúde divulgou que havia 01 paciente hospitalizado com a doença, porém no boletim da fundação hospitalar de Capelinha, constam 02 pacientes hospitalizados sendo 01 paciente de 62 anos  na UTI e outro de 74 anos na Enfermaria aguardando exame de confirmação. 

A UBS de Santo Antônio dos Moreiras está quase concluída a mais de 04 anos.



O Vereador Zé Augusto (Solidariedade) cobrou do prefeito também a respeito da conclusão da obra da UBS de Santo Antônio dos Moreiras, que está com 95% da obra já concluída desde 2016, deixa pelo ex-gestor, porém durante os últimos 04 anos o atual prefeito tem se negado a finalizar a obra. Outro requerimento do vereador é que seja disponibilizado um veículo para atendimento a saúde da comunidade para transporte de pacientes para Policlínica na cidade angelandense, este veículo atendia na ex-gestão mas foi retirado pelo atual prefeito durante sua gestão. 

Resposta do prefeito

Com relação a falta de médicos nos PSF da cidade, ele garantiu que este problema seria solucionado ainda naquele mesmo dia (da reunião). 

Garantiu também a conclusão da obra da UBS de Santo Antônio dos Moreiras e a volta do veículo a comunidade. 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui