Noventa doses de CoronaVac desaparecem de centro de saúde em Belo Horizonte

0

Noventa doses da vacina Coronavac, usada no combate ao novo coronavírus, desapareceram de um centro de saúde no bairro Salgado Filho, região Oeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22). Eram nove frascos contendo dez doses cada um. 

De acordo com o boletim de ocorrência, uma funcionária explicou aos militares que, na última sexta-feira (19), separou quatro caixas com 20 frascos, uma caixa com 16 e nove frascos avulsos, totalizando 105 frascos do imunizante. Ela disse que juntou tudo e colocou em um saco transparente, o amarrando. Depois colocou na câmara fria na Diretoria Regional Oeste

Por não ter sistema de nobreack – equipamento que alimenta aparelhos por meio de uma energia por bateria em caso de falta de energia elétrica – as vacinas precisam ser transportadas todos os dias para ficarem armazenadas em local seguro. Sendo assim, elas foram levadas para o centro de saúde do bairro Salgado Filho para ficar no local no fim de semana. 

Nesta segunda, quando a funcionária foi buscar as doses ela percebeu que faltavam os nove frascos. A Polícia Militar foi acionada e a Polícia Civil também. O extravio das doses será investigado.

Por meio de nota, a prefeitura da capital informou que: “A Secretaria Municipal de Saúde lavrou boletim de ocorrência e está investigando o fato junto com as autoridades policiais competentes. A Secretaria tem um alto rigor no controle das doses de vacina que são repassadas e já está fazendo uma análise de todo fluxo para descobrir onde houve o desvio e apurar responsabilidades”. 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui