Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas combatem incêndio no Pico da Ibituruna, em Governador Valadares

0
Causas do incêndio são desconhecidas — Foto: André Guimarães/Inter TV

Via G1 Vales de Minas Gerais 

Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalham para combater um incêndio que atinge o Pico da Ibituruna, em Governador Valadares (MG), nesta terça-feira (28). Não há informações sobre o que pode ter provocado o fogo e nem sobre a área queimada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe que está no local é formada por 10 pessoas. O trabalho conta com o apoio de uma aeronave.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, se o incêndio não for totalmente extinto nesta terça, um Sistema de Comando em Operações (SCO) deve ser montado e 30 militares serão enviados para o local no início da manhã da quarta-feira (29).

Sobre o Pico da Ibituruna

Segundo informações que constam no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Monumento Natural do Pico da Ibituruna foi tombado para fins de conservação na Constituição Estadual em 1989. Em 2014, uma lei estabeleceu os milites da unidade, que possui 1.076 hectares

“Monumento Natural é uma unidade de conservação de proteção integral e tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Pode ser constituído por áreas públicas e particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários”, detalha o IEF.

O Pico da Ibituruna, que fica dentro da unidade, pode ser visto de praticamente todos os bairros de Governador Valadares. Utilizado inicialmente pelos bandeirantes como ponto de localização em relação às matas da região, atualmente é um dos principais locais do mundo para prática de voo livre, com 1.123 metros de altitude.

Em tupi-guarani, Ibituruna quer dizer nuvem negra, montanha escura, terra alta e preta e serra da pedra preta. Os índios que deram o nome ao lugar.

Ainda conforme o IEF, a área do Monumento Natural do Pico da Ibituruna fica localizada no bioma Mata Atlântica. O local funciona como manancial para a região do Rio Doce e abriga várias espécies de plantas e animais.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui