Doação de livros a cidade do interior amplia acesso à leitura; distribuídas às instituições a partir deste sábado

0
Obras cedidas pela Fundação Darcy Ribeiro irão compor o acervo de bibliotecas e outras instituições

Via Agência Minas 

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) realiza a doação de livros da coleção Biblioteca Básica Brasileira a 20 equipamentos do estado: bibliotecas, arquivos e institutos dos municípios de Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Patos de Minas, Poços de Caldas, Santa Luzia, São João del-Rei, Uberaba e Uberlândia. A ação integra o programa Descentra Cultura.

As obras, cedidas pela Fundação Darcy Ribeiro, começam a ser distribuídas às instituições a partir deste sábado (6/11). A ação é feita por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG) e conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que fará a logística de entrega do material por viaturas ou aeronaves, e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Coletivo

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o trabalho coletivo em apoio às instituições culturais em Minas já evidencia resultados positivos. Segundo o titular da pasta, esse esforço conjunto é reflexo das diretrizes do Descentra Cultura que visam municipalizar as políticas públicas do setor, colocando os municípios mais distantes da capital como foco de diferentes ações.

“Contar com o apoio de todos para realizar a distribuição desse rico acervo da Fundação Darcy Ribeiro demonstra que as políticas públicas da cultura têm chegado a um maior número de pessoas. Não estamos distribuindo apenas coleções de livros, mas garantindo que os municípios tenham acesso à leitura de uma forma ampla e descentralizada”, destaca Leônidas Oliveira.

Além disso, a doação dos livros fortalece o intercâmbio entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, já que os dois estados  integram a rota turística Via Liberdade, ação do programa Reviva Turismo, da Secult. O novo roteiro, lançado em 29/10, interliga belezas históricas, culturais e artísticas dos dois destinos, além de Goiás e Distrito Federal, na BR-040.

O acervo que será entregue às instituições culturais contempla diferentes produções literárias, entre matérias didáticas e obras de literatura. Ao todo, são 50 títulos da coleção Biblioteca Básica Brasileira e outros 13 que integram o acervo geral da Fundação Darcy Ribeiro.

 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui