Prévias: sistema do PSDB sofreu 10 mil tentativas de ataque externo

0

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, informou neste sábado (27/11) que o sistema escolhido para a complementação das prévias está funcionando bem e que, até às 13h, 19 mil filiados do partido haviam conseguido registrar seus votos. Segundo Araújo, o sistema resistiu a cerca de 10 mil tentativas de acesso vindas do exterior. Ao todo, 40.100 pessoas devem votar neste sábado.

Essas tentativas são suspeitas de serem um ataque hacker porque apenas dois filiados que moram fora do Brasil se inscreveram para votar.

A votação deste sábado tem o objetivo de concluir o processo iniciado no último domingo. Naquela oportunidade, as prévias tiveram que ser suspensas devido a pane no aplicativo contratado pelo partido para a escolha de quem será o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, em 2022.

Disputam a vaga de candidato os governadores de São Paulo, João Doria, e o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

A expectativa do presidente do partido é que a apuração dos votos tenha início às 17h. A previsão é que o anúncio do vencedor saia por volta das 19h30.

“Essas tentativas levantam, claro, a suspeita de que estão tentando prejudicar a votação. Mas felizmente estamos com um verdadeiro exército de técnicos e proteções para blindar o sistema”, enfatizou Araújo.


0

Disputa acirrada

Além das tentativas de ataques ao sistema de votação, pela manhã, o PSDB teve outro capítulo da disputa acirrada entre os dois candidatos.

A campanha do governador Eduardo Leite acionou o jurídico do PSDB depois que o presidente do diretório de São Paulo, Marco Vinholi, publicou um vídeo em que diz quantos votos Doria tem até agora.

A campanha do gaúcho quer saber se ele teve acesso aos dados. Vinholi alega que fez uma estimativa com base em pesquisas.

O post Prévias: sistema do PSDB sofreu 10 mil tentativas de ataque externo apareceu primeiro em Metrópoles.