Timóteo registra o segundo maior nível de precipitação do Brasil, segundo o INMET

0
Previsão de chuva para a região até sábado (6) — Foto: Matheus Mesmer/g1

Via G1 Vales de Minas Gerais

A estação de Timóteo registrou o segundo maior nível de precipitação do Brasil nessa segunda-feira (1º), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com o órgão, na cidade choveu mais de 107 mm. O município perdeu apenas para Itaituba (PA), que registrou 110,8 mm. Na estação de Governador Valadares foi registrada uma precipitação de 22 mm, a mesma para Guanhães.

Em um dia, Timóteo registrou um volume de chuva maior que do acumulado nos meses de janeiro (74,8 mm), março (67 mm) e abril (48,4), perdendo apenas para fevereiro (324 mm). Nesta terça-feira (2), até o início da tarde, foram registrados 31 mm de chuva.

Previsão de mais chuva

Segundo o INMET, a previsão é de chuva até o próximo sábado (6). Na maioria dos dias, há possibilidade de chuva isolada e a temperatura deve aumentar a partir de quinta-feira (4), podendo chegar a 30ºC.

Ainda para esta terça, há possibilidade de pancadas de chuva, por vezes fortes, e com trovoadas isoladas, tanto no período da tarde quanto à noite. Contudo, no início da tarde há registros de céu aberto.

Alerta de chuvas intensas

O INMET publicou um alerta de chuvas intensas nesta terça com início às 10h e término às 11h desta quarta-feira (3).

O aviso é válido para as regiões dos vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.

O órgão ainda alerta para alguns cuidados durante a validade do alerta:

  • em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • em caso de dúvidas ou ocorrências, ligar para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui