Cinco erros que sabotam seu emagrecimento e sua meta de vida saudável

0

O mês de janeiro está chegando ao fim e, com ele, algumas resoluções feitas na noite de Ano-Novo. Especialistas explicam que algumas pessoas tendem a compensar o tempo perdido em metas exageradas e que pedem mais esforços do que é possível cumprir. Quando o assunto é dieta e/ou entrar em forma, resoluções inalcançáveis costumam ser algo comum.

O desejo por uma vida mais ativa e saudável é a idealização de muitos brasileiros para 2022. De acordo com pesquisa realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar, 91% dos brasileiros está focado em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar. A pesquisa também mostrou que 54% quer se exercitar mais e 40% pretende perder peso.


0

 

Não tente “compensar”

Esse desejo, quase sempre, reflete em dietas restritivas ou treinos excessivos. “O maior erro que as pessoas cometem é sentir que precisam ser realmente rigorosas em uma dieta”, disse a nutricionista Bonnie Taub-Dix ao site Insider. Nesse sentido, a primeira dica da especialista é fugir das tentativas de “compensar” os excessos cometidos.

“Você não precisa compensar o ganho de peso durante as férias se restringido severamente depois”, ressalta a nutricionista. Bonnie ainda completa dizendo que as pessoas “têm o direito de apreciar o que está comendo”.

A especialista recomenda uma mentalidade “flexível” sobre os objetivos a serem alcançados. Para ela, essa é a melhor maneira de obter sucesso e não entrar para as estatísticas dos 50% das pessoas que não cumprem as metas estabelecidas no início do ano.

“Um diário alimentar pode ser uma maneira útil de explorar sua relação com a comida e processar como você está se sentindo, enquanto trabalha em direção a uma rotina saudável”, recomenda.

Estresse e dieta não combinam

“Se você está lidando com muito estresse, reconsidere uma dieta que reformule totalmente seu estilo de vida”, alerta o professor Mark Cucuzzella, que comanda pesquisas e estudos em dietas low carb. De acordo com ele, uma rotina estressante pode resultar em noites mal dormidas e, consequentemente, pouco preparou para aderir a um protocolo alimentar.

“Se você não tem energia e tempo para se preparar para o sucesso, não terá sucesso”, disse o médico. Ao vez disso, Cucuzzella recomenda se concentrar em “gerenciar seu estresse e se certificar de estar preparado mental e fisicamente para uma mudança”.

Tentar mudar tudo de uma vez

Mudanças drásticas podem ser motivadoras do estresse, principalmente para quem já está passando por momentos de tensão. Um passo de cada vez é o ideal para, mesmo em situações estressantes, atingir resultados satisfatórios.

“Faça mudanças saudáveis pensando pequeno. Crie uma rotina e cumpra”, recomenda a nutricionista Brigitte Zeitlin. Uma dica da especialista é “ao invés de se preocupar em cortar carboidratos e gorduras, concentre-se em incorporar proteínas e vegetais à sua dieta”.

Cortar seus alimentos favoritos

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso cortar guloseimas para emagrecer de forma saudável. “Se você acha que cortar carboidratos é o caminho mais eficaz para os seus resultados, mas isso te mata por dentro, não faça isso”, disse a nutricionista Georgie Fear ao Insider .

Uma dica que funciona é a regra 80/20: sua dieta precisa ser composta, em 80%, de alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes e os demais 20% com alimentos que você gosta, independentemente do valor nutricional.

Tentar apressar os resultados

A máxima “a pressa é a inimiga da perfeição” também faz sentido quando o objetivo é perder peso e ter uma vida mais saudável. A perda de peso não é um caminho linear e é comum que se encontre dificuldades ao longo do caminho.

Nesse sentido, não é preciso ser mais rigoroso, mas paciente. Procure ver os resultados já obtidos e mantenha a consistência nos hábitos saudáveis. “Não confunda estabilidade com estagnação. A estagnação não está progredindo. Estabilidade é apreciar onde você está, apreciar seu corpo em qualquer estágio”, disse a nutricionista Taub-Dix, também ao Insider.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesastrologia.

O post Cinco erros que sabotam seu emagrecimento e sua meta de vida saudável apareceu primeiro em Metrópoles.