Presidente do Sindifisco diz que reunião com Guedes foi “frustrante”

0

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Sindifisco), Isac Falcão, afirmou que a reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi “frustrante”. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13/1), após intensa movimentação do setor e entrega de cargos.

“A reunião não correspondeu às expectativas dos auditores fiscais, dada a gravidade do problema orçamentário da Receita Federal e dada a necessidade de resolução do problema do bônus de eficiência, que já se arrasta há cinco anos sem regulamentação”, falou o representante.

Segundo Falcão, a expectativa da categoria era de que o governo se posicionasse e apresentasse uma solução, pois os auditores entregaram ao ministro um ofício “explicando o tamanho do problema”.


0

A revolta dos servidores da Receita com o governo teve início após a aprovação do Orçamento de 2022 pelo Congresso Nacional, que cortou verbas do órgão e reservou R$ 1,7 bilhão para reajuste de salário apenas de policiais federais em ano eleitoral. O aumento para a categoria partiu de uma demanda do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL).

Operação padrão

A Receita Federal é, até o momento, a categoria com maior mobilização. Auditores fiscais já entregaram 951 postos de chefia, iniciaram uma operação padrão que gerou filas em diversos postos aduaneiros e paralisaram a análise de casos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Segundo Falcão, Guedes entende que este não é o momento para a resolução deste problema. “O ministro se manifestou no sentido de compreender o pleito e até de achar justo, mas disse que não pode dar um prazo para sua implementação”, explica.

Falcão ressaltou também a importância do presidente da República para que haja um desfecho da situação.

“Não há perspectiva de solução no curto prazo e a perspectiva é de acirramento do movimento dos auditores fiscais da Receita Federal”, finalizou o representante.

O post Presidente do Sindifisco diz que reunião com Guedes foi “frustrante” apareceu primeiro em Metrópoles.