CNT: 68% dizem ter confiança nas urnas eletrônicas; 28%, não

0

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10/5) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que 68% dos eleitores declaram ter confiança nas urnas eletrônicas, enquanto 28% dizem não confiar. Outros 3% não sabem ou não responderam.


0

Questionados sobre o comparecimento às urnas, 79% disseram que com certeza vão votar nas eleições de outubro. Outros 14% informaram ser provável que compareçam, enquanto 3% não devem votar. Os que deram certeza que não comparecerão somaram 1,4%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas presencialmente, em 137 municípios de 25 estados, de 4 a 7 de maio deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela MDA e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05757|2022.

Urnas serão testadas neste mês

Apesar dos constantes questionamentos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que acabaram por se tornar ponto importante do debate público, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue o cronograma das eleições sem qualquer alteração no planejamento.

Em abril, o chefe do Executivo voltou a colocar em dúvida os resultados eleitorais e a dizer que é necessário implementar as sugestões apresentadas pelas Forças Armadas ao TSE, para ampliar a confiabilidade do processo eletrônico de votação.

O presidente da Justiça Eleitoral, ministro Edson Fachin, no entanto, declarou que as mudanças consideradas indispensáveis já foram realizadas e que as urnas são seguras. “O voto é secreto, e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável”, frisou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post CNT: 68% dizem ter confiança nas urnas eletrônicas; 28%, não apareceu primeiro em Metrópoles.