Estudante negra e nordestina, Jade Beatriz é eleita presidente da Ubes

0

A estudante Jade Beatriz (foto em destaque), de 20 anos, foi eleita, nesse domingo (15/5), presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A chapa de Jade, “De mãos dadas para defender a escola e o Brasil”, recebeu 84,8% dos votos dos 3.655 delegados e delegadas inscritos. Também participaram a chapa “UBES nas lutas – Oposição”, que obteve 550 votos, e “Tempos de Guerra”, com 6 votos.


0

Jade é negra, católica e cearense, filha mais velha de uma mãe faxineira e um pai vendedor de frutas.

“Sou uma mulher negra, jovem e nordestina. Tudo nesse país é feito para que eu desse errado, mas eu estou aqui”, afirma.

Aluna de um pré-vestibular popular de Fortaleza, ela espera agora ser a primeira da família a entrar na universidade. E assume a Ubes com a tarefa de recuperar esse sonho para milhões de meninas e meninos da escola pública do Brasil.

“A destruição que o governo Bolsonaro vem promovendo na área da educação é a tentativa de destruir os sonhos da nossa geração”, dispara a estudante.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Estudante negra e nordestina, Jade Beatriz é eleita presidente da Ubes apareceu primeiro em Metrópoles.