Helena Rizzo fala sobre Masterchef, nova fase do Maní e curso on-line

0

O sorriso e simpatia da chef Helena Rizzo ficaram conhecidos nacionalmente depois que passou a fazer parte do time de jurados do Masterchef Brasil. No Dia Nacional do Chef de Cozinha, a responsável pelo premiado Maní fala ao Metrópoles como se divide entre as panelas e a tevê e mostra que as mulheres podem ocupar muitos espaços na gastronomia. 

Por falar nisso, a chef acredita que hoje existe mais presença feminina nas cozinhas. “No Maní, por exemplo, a representatividade feminina é muito maior. Mas tem que ser um lugar que você queira estar. Até porque a cozinha implica várias abdicações, abrir mão de um monte de coisa. As mulheres não precisam estar na cozinha. Elas têm que querer estar na cozinha”, defende. 


0

O restaurante também vive uma nova fase quando se pensa em movimento. Operando desde 2006, o local tenta agora pegar um novo fôlego para viver o momento de fim e pós-pandemia. 

No espaço — localizado no número 210 da Rua Joaquim Antunes, em São Paulo —, os clientes encontram ingredientes frescos preparados de forma saborosa. A proposta da casa é combinar técnicas de culinária e alimentos naturais para provocar a memória afetiva. Toda essa combinação rendeu ao Maní uma estrela no Guia Michelin. 

Entre os pratos assinados por Helena estão o ravióli com brandade de pupunha, gema, cogumelos, tomate confit e rúcula (R$ 79). Outra receita é o peixe na folha de bananeira com farinha uarini, coco, molho de banana-da-terra e tucupi e pimenta-de-cheiro (R$ 115). 

Estrelato na cozinha e na tevê

As receitas criativas atraem pessoas de todo o Brasil para o Maní, principalmente depois da aparição da chef nas telinhas. Ela conta que passou a se aproximar de diferentes públicos e se tornou um rostinho mais conhecido entre os clientes depois do programa. “Foi uma troca muito boa, rica e legal. Gostei bastante.” 

A experiência com o Masterchef Brasil mudou um pouco a rotina de Helena Rizzo, mas de uma forma boa. Ela conta que a rotina de gravações é leve e divertida e foi ótimo poder estudar novos assuntos e conhecer diferentes expressões de cozinhas por meio dos participantes.

Jurados do Masterchef Brasil

Rizzo agora se prepara para a nova temporada do reality show, que estreia em 17 de maio e terá 16 participantes. A chef ressalta que o programa impõe uma realidade muito próxima a da cozinha de restaurantes. 

“Essa questão do tempo, da velocidade, da rapidez. O MasterChef amadores já tem esse lado que a gente vê que é mais desorganizado. Mas acho que no MasterChef Profissionais as pessoas tendem a se puxar mais. Às vezes, até a cobrança deles com eles mesmos é maior pelo fato de serem profissionais e por estarem se expondo dessa maneira”, pontua. Em 2022, o programa terá uma edição com amadores e outra com profissionais. 


0

 

Dividindo conhecimentos

Além do restaurante e do programa, Helena Rizzo também tirou um tempinho para gravar um curso on-line. Nas aulas de Cozinha Contemporânea disponíveis no Percursa, ela ensina receitas criativas e sofisticadas. 

“Essa é uma cozinha que está olhando para o que está acontecendo na atualidade, o que está acontecendo ao nosso redor em termos de alimentação, técnicas e temáticas. É um olhar para o mundo agora e o que a gente tira disso”, explica a chef.

Ela lembra ainda que ingredientes simples podem sim virar pratos incríveis, tudo depende de como ele é tratado. Para Helena, a parte mais importante na hora de cozinhar é o respeito pelo alimento e a intenção que se coloca no insumo. 

foto de mulher cozinhando
Helena Rizzo ensina cozinha contemporânea no Percursa

O post Helena Rizzo fala sobre Masterchef, nova fase do Maní e curso on-line apareceu primeiro em Metrópoles.