Hepatite aguda: saiba mais sobre doença misteriosa que afeta crianças

0

Mais uma doença vem acendendo o alerta em pais e mães de todo o Brasil: o surto da “hepatite misteriosa”. A condição carrega esse nome por conta de sua origem desconhecida e pode trazer sérias consequências como o transplante de fígado.

A doença afeta crianças e já foi registrada em cerca de 20 países como o Reino Unido — onde está a maioria dos casos —, Espanha, Estados Unidos, França, Noruega e Argentina. O Brasil também já possui casos notificados sob investigação.

A hepatite misteriosa também está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, já existe uma certeza: não existe causa entre a doença e a vacinação infantil contra a Covid-19.

1.O que é essa hepatite aguda ou “hepatite misteriosa”?
De forma técnica, a síndrome clínica entre os casos identificados é a hepatite aguda (inflamação do fígado de forma abrupta) com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas.

O adenovírus foi detectado em pelo menos 74 casos; em 18 casos, testes moleculares identificaram a presença do adenovírus F tipo 41 e em 20 foi identificada a presença do Sars-CoV-2. Além disso, em 19 houve uma coinfecção por Sars-CoV-2 e adenovírus.


0

 

O post Hepatite aguda: saiba mais sobre doença misteriosa que afeta crianças apareceu primeiro em Metrópoles.