Ucrânia interrompe fornecimento de gás natural russo para a Europa

0

A Ucrânia restringiu o fluxo de gás natural russo que passa por dutos no território ucrânio para ser vendido à Europa. O comunicado foi feito pelo operador do sistema de transmissão de gás do país (GSTOU), nesta quarta-feira (11/5).

O GSTOU afirmou que é “impossível cumprir as obrigações” devido à “interferência das forças de ocupação”. De acordo com a companhia, as estruturas do oleoduto foram danificadas durante investidas russas. O oleoduto corresponde a 1/3 das exportações de gás da Rússia e corresponde a 3% do consumo total da Europa.

As operações foram interrompidas a partir das 7h (1h no horário de Brasília) desta quarta, na estação de gás do ponto de entrada Sokhranivka e na estação de compressão de fronteira Novopskov.

O país ofereceu à Rússia uma transferência temporária da capacidade indisponível de Sokhranivka para o ponto de Sudzha. Entretanto, a estatal russa de energia Gazprom afirmou que era “tecnologicamente impossível” mudar as transferências de gás à Ucrânia para um novo ponto de entrada.

O movimento é visto como uma tentativa ucraniana de pressionar os países europeus a atuarem de forma direta na guerra, com envio de mais armas.


0

 

Sul ucraniano vira alvo

Na tentativa de controlar o Mar Negro, a Rússia intensificou os bombardeios contra Odessa, cidade portuária ucraniana. Até mesmo mísseis hipersônicos foram usados.

Segundo o governo de Volodymyr Zelensky, uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas depois que sete mísseis russos atingiram um shopping e um depósito.

As autoridades locais alertam para novos ataques em Odessa.

A inteligência dos Estados Unidos vê indicações de que Vladimir Putin pretende criar zona de controle até a Transnístria, região separatista pró-Rússia da Moldávia.

O governo norte-americano afirma que as tropas russas pretendem tomar o controle das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Luhansk, além de consolidar o controle de Kherson, de onde vem a água da Crimeia, que foi anexada ao território russo em 2014.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Ucrânia interrompe fornecimento de gás natural russo para a Europa apareceu primeiro em Metrópoles.