Canadá, EUA e México conseguem avanços em negociação para atualizar Nafta

0

Os governos do México, dos Estados Unidos (EUA) e do Canadá conseguiram avanços durante a quinta rodada de negociações para atualizar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

As informações foram divulgadas nessa terça-feira (21) pela Secretaria de Economia do México, que sediou a rodada, a primeira sem a presença dos ministros dos três integrantes do bloco.

Apesar disso, os chefes de negociação, segundo o governo mexicano, reafirmaram o compromisso de avançar em todas as áreas, com o objetivo de finalizar a negociação o mais rápido possível.

As conversas, que começaram na última sexta-feira (17) em 30 grupos técnicos, foram concluídas com avanços, informou a Secretaria de Economia do México em comunicado, sem explicar em que setores os governos conseguiram entrar em acordo durante o diálogo.

Entre os pontos mais polêmicos está um pedido dos EUA de aumentar o conteúdo regional na produção de automóveis de 62,5% para 85%, sendo 50% do total de origem americana.

Outra cláusula controversa é a batizada como “sunset”, que prevê a revisão, a cada cinco anos, do acordo e o fim do pacto caso um dos países-membros não concorde com as novas negociações.

A próxima rodada de conversas ocorrerá entre 23 e 28 de janeiro do próximo ano em Montreal, no Canadá. No entanto, as equipes de cada país continuarão trabalhando em reuniões em Washington, marcadas para dezembro.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui