Aperam amplia iniciativas para fortalecer competitividade

0

Do alto de sete décadas de fundação, a Aperam South America segue se renovando para fortalecer ainda mais sua capacidade competitiva. Entre as muitas medidas adotadas pela Empresa, destacam-se a agilidade comercial, inovação em produtos, processos e tecnologia, sólidas políticas de formação de lideranças, gestão de pessoas e de sustentabilidade.

Feitos para durar e para fazer parte da vida das pessoas, os aços especiais inoxidáveis e elétricos da Aperam trazem em si o conceito ‘Made for Life’. Eles estão presentes em ramos como arquitetura e linha branca e ganham cada vez mais espaço em mercados como o automotivo, o agronegócio e a mineração. Os aços especiais ao carbono, por sua vez, encontram oportunidades de aplicação em setores como a construção civil e mecânica, autopeças, móveis, tubos e equipamentos agrícolas, entre outros.

Equipada com um moderno Centro de Pesquisas, situado dentro da Usina de Timóteo, a Aperam procura responder com produtos sob medida às demandas presentes e futuras de seus clientes. Nos últimos anos, os esforços de Pesquisa e Desenvolvimento concentraram-se em agregar sustentabilidade e eficiência aos segmentos que consomem seus aços elétricos.

Além do atendimento ao mercado interno, foco prioritário do negócio, a Aperam South America possui clientes na América Latina, do Norte, Ásia, Oriente Médio, Oceania e África. Em 2018, a Aperam South America completará 74 anos de atuação no País. Já a BioEnergia é responsável há 43 anos pela produção anual de até 400 mil toneladas de carvão vegetal, que alimentam os altos-fornos da Usina de Timóteo.

INOVAÇÃO

Ao longo dos últimos cinco anos, as inovações entregues ao mercado responderam por cerca de um quarto dos resultados financeiros da Empresa. O Centro de Pesquisa da Aperam reúne aproximadamente 30 pessoas entre engenheiros, físicos, técnicos, sendo quase metade com mestrado e doutorado. Tem ainda empregados expatriados em outros projetos do Grupo, na Europa. Possui parcerias com instituições e universidades para desenvolvimento de materiais, testes e produtos. Os resultados geram um ROI (retorno sobre investimento) cerca de quatro vezes superior ao de outras empresas do setor.

A Aperam é a única produtora de aço no mundo a utilizar 100% de carvão vegetal como matéria-prima, totalmente produzida com emprego centenas de profissionais e de muita tecnologia pela Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha. Eficiência energética é preocupação tanto nos benefícios de seus produtos aos clientes quanto no processo produtivo na usina. O Grupo Aperam possui meta de redução de 5% do consumo de energia até 2020, comparado com 2012, ano de melhor desempenho. O Brasil é protagonista com mais de 20 projetos com este foco.

Na Aperam, as lideranças exercitam a chamada gestão pela proximidade (Foto: Elvira Nascimento)

DESENVOLVIMENTO LOCAL

A partir da Fundação Aperam Acesita, atua em parceria com órgãos públicos, instituições nacionais e internacionais, por meio de iniciativas próprias ou projetos incentivados via leis estaduais e federais.

O investimento em programas de desenvolvimento social é uma prioridade da Aperam South America e da BioEnergia. Em 2017, R$ 3 milhões foram aplicados nos projetos sociais coordenados pela Fundação, beneficiando diretamente mais de 75 mil pessoas nas regiões do Vale do Aço e Jequitinhonha.

Também no ano passado, 36% do total de insumos da Aperam South America, entre materiais, serviços, produtos industriais e transporte, foram adquiridos pela Aperam na região de Timóteo e Vale do Aço. No caso da Bioenergia, 27% do total de insumos (materiais, fertilizantes, herbicidas etc), maquinários e serviços, foram adquiridos no Vale do jequitinhonha (região de Capelinha).

O projeto Capital do Inox, que existe há 21 anos, estimula o desenvolvimento de novos negócios e fomenta a capacidade empreendedora na cidade. A Aperam estruturou uma parceria diferenciada com empresas ao longo desse tempo. Além de capacitação e suporte técnico, oferece condições específicas e subsídios mercadológicos para que possam trabalhar com inox em seus produtos e serviços.

Fundação Aperam Acesita (Foto: Elvira Nascimento)

Sobre Aperam South America – A Aperam South America é uma produtora integrada de aços planos especiais inoxidáveis e elétricos. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Em sua trajetória de mais de 70 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado a segmentos como mineração, automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica cuja capacidade instalada alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Comentários

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui