Governo de Minas Gerais apresenta experiência na Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária

0
Representantes e técnicos das instituições estiveram, nesta segunda-feira (6/11), na Cidade Administrativa

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recebe, nesta terça e quarta-feira (6 e 7/11), visita técnica de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A visita faz parte do projeto Qualificação das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) / Integravisa II.

O objetivo do projeto é construir um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para orientador as ações de vigilância nos estados e nos munícipios brasileiros. Minas Gerais, por possui um dos melhores e mais atuantes sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária em funcionamento, foi escolhido para apresentar sua experiência.

O coordenador de Planejamento Governamental e Gestão Estratégica da Anvisa, Artur Souza, explica que Minas obteve muitos avanços ao implantar processos de gestão da qualidade e desenvolver ações qualificadas na vigilância sanitária.

“A visita é para conhecer a experiência de Minas, para aprender como foi desenvolvido e implementado as ações qualificadas de vigilância. Com o que aprendermos aqui e com outras experiências, será elaborado documentos para instruir os outros estados e municípios a desenvolverem seus processos próprios”, explica.

O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, afirma que a escolha de Minas Gerais para participar do projeto demonstra que algumas iniciativas em desenvolvimento no estado têm construído bons resultados.

“As iniciativas de Gestão da Qualidade da Vigilância Sanitária que estão em curso em Minas procuraram aprimorar e organizar os processos de vigilância, qualificar e capacitar os trabalhadores, tanto municipais, quanto estaduais. Também houve um trabalho prévio que definiu ações de trabalho e estabeleceu normas e metas”, destaca.

“O reconhecimento da atuação da Vigilância Sanitária (Visa) do estado como uma experiência bem sucedida em gestão de qualidade se deve ao trabalho regionalizado e coletivo da Visa em Minas Gerais. Por meio das regionais de saúde, buscamos ampliar e melhorar constantemente o trabalho da vigilância, capacitando os técnicos, esclarecendo práticas, definido ações e procedimentos de boas práticas”, enfatiza o superintendente estadual de Vigilância Sanitária da SES-MG,  Rilke Públio.

Comentários

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui