
Após uma mobilização de eleitores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora recebeu R$ 1.306.269,90 em doações. O dinheiro foi doado por 54.905 pessoas. O balanço e a destinação dos recursos foram divulgados manhã desta segunda-feira (10) pelo presidente da Santa Casa, Renato Villela Loures.
A mobilização via redes sociais começou há cerca de um mês, como uma retribuição ao atendimento que o então candidato recebeu no hospital após sofrer um atentado durante ato de campanha na cidade.
“Arrecadamos uma quantia expressiva. Foi uma campanha espontânea, que não foi feita pela Santa casa e estas doações vieram”, disse o presidente da Santa Casa.
Renato Villela Loures informou que o dinheiro da doação será investido em um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com dez leitos. Loures disse ainda que, apesar de não ser um pedido da instituição, as doações podem continuar, pois estão contribuindo de forma relevante para a Santa Casa.

Loures revelou ainda que há aproximadamente 15 dias esteve em Brasília, com o Bolsonaro, e entregou ao presidente eleito uma série de reivindicações do setor filantrópico do país. Confira algumas das pautas apresentadas:
- revisão dos modelos de custeio
- remuneração das santas casas
- solução do passivo financeiro das filantrópicas
- valorização das entidades que realizam procedimentos de médio e alta complexidade
- valorização das instituições de ensino, como a Santa Casa de Juiz Fora que é credenciada nos ministérios da Saúde e da Educação.