Festa de Santos Reis deve reunir cerca de 80 mil fiéis em Montes Claros, MG

0
Festa homenageia os três Reis magos — Foto: Pascom/ divulgação

A tradicional Festa de Santos Reis deve reunir cerca de 80 mil fiéis entre os dias 20 de dezembro e seis de janeiro em Montes Claros. Guiada pela cantoria dos foliões e pelas manifestações culturais, a festa chega a 86ª edição com a ideia de chamar a juventude para conservar a religiosidade de quase um século.

“Com mais de 80 anos, além da tradição religiosa, a festa também tem o viés cultural. O bairro é originário dos tropeiros e tudo começou com Pedro Mendonça, quando fez a promessa de que caso curasse uma enfermidade construiria a gruta e até hoje é local de peregrinação”, comenta a coordenadora dos foliões, Ana Paula.

O padre Ailton Lopes dos Santos, pároco da igreja que recebe o nome dos homenageados, diz que as festividades contribuem para a continuação da cultura religiosa na região.

“Antes de assumir a paróquia já ouvia a fama da festa. A devoção de um homem expandiu para uma multidão e é conhecida não apenas em Montes Claros, mas também em todo o Norte de Minas. No contexto da região, ela tem que ser mantida e aprimorada, para não perder a tradição, resgatar e valorizar outros ternos”.

Segundo a organização, a cada dia terá uma apresentação de terno diferente, contabilizando 14 grupos de Montes Claros e também de foliões da comunidade de Corcundo, município de Pedras de Maria da Cruz. Já no dia seis, data em que comemora o Dia dos Santos Reis, a expectativa é reunir em torno de 30 ternos para cantarem na gruta. O tema da festa este ano é “Queremos com a intercessão de Santos Reis, ser uma rede de comunidade que contemplam o rosto das juventudes”.

No roteiro das canções, se destacam o estilo Lundu, no qual associa a prática católica aos costumes de matriz africana, além das canções típicas sobre o nascimento de Jesus e a visita dos três Reis Magos, padroeiros da festa.

Grade festiva também conta com shows musicais — Foto: Pascom/ divulgação

A grade festiva conta ainda com shows musicais, a tradicional caminhada e corrida dos Santos Reis, que acontece no dia 13 de janeiro, e uma ação entre amigos, que terá valor arrecadado destinado ao custeio das necessidades paroquiais. Confira a programação religiosa no site e outras informações pelo telefone (38)9 9234-7744.

Veja a programação musical:

21/12- Grupo Fitas / Terno de Folia Reis em Marcha / Samyr Ribeiro
22/12 -Terno de Folia Manancial de Cristo / Camila Ferreira
23/12 -Chicão da Sanfona e Banda
25/12 – Redenção
26/12 –Auto de Natal da Idade Dourada / Marcelo Andrade e Amigos
27/12 –Terno de Folia de Reis de Corcundo – Município de Pedras de Maria da Cruz / Lucas Gomes e Banda
28/12 – Seu Istylinga
29/12 – Terno de Folia Estrela Brilhante / Herberth Lincoln
30/12 – AcousticDuo Deborah Rosa e Thomas Fernandes
1º/01 – Jukita Queiroz / Empreitada Perigosa
2/01 – Terno de Folia Estrela da Guia / Clara Rodrigues
3/01 – Terno de Pastorinhas de São José Operário / Ministério Primeiro Mandamento
4/01 – Terno de Folia Divina Luz / Jorge & Nilo (Banda Paixão Sertaneja)
5/01 – Terno de Pastorinhas Mariagem de Santos Reis / Fernando Neto & Daniel
6/01 – Aldair Fagundes e Convidados

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui