Fornecimentos de energia e de água são restabelecidos para boa parte da população de Simão Pereira

0
Moradores seguem limpando as casas afetadas após a tromba d’água em Simão Pereira — Foto: Cláudia Oliveira/G1

O fornecimento de energia foi retomado para a maior parte dos moradores de Simão Pereira, na Zona da Mata. A cidade de cerca de 3 mil habitantes estava sem energia desde as 16h de quarta (5), quando houve uma tromba d’agua com granizo e ventos fortes.

Segundo informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi restabelecido o serviço de 900 clientes na noite desta quinta (6). Faltam ainda 500 nas áreas urbanas e rural. A expectativa é que esteja normalizado até o fim desta sexta-feira (7).

Com a volta da energia, também foi retomado o fornecimento de água para quem mora na parte plana da cidade. As casas dos pontos mais altos são abastecidas por caminhão-pipa.

O prefeito Antônio José Gonçalves da Silva (PPS) decretou situação de emergência na cidade nesta quinta (6). A norma permitiu o aluguel de caminhões e equipamentos para a limpeza dos locais afetados. Equipes da Defesa Civil estadual participaram de uma reunião com outros setores para iniciar o planejamento da reconstrução das áreas afetadas na cidade.

Funcionários estão fazendo o levantamento da quantidade de famílias atingidas e das doações necessárias. Para informações sobre como ajudar, a orientação é ligar para a Prefeitura no número (32) 3272-0521.

Escola Municipal Conceição Aparecida Rosso recebeu doações para as famílias afetadas pela chuva em Simão Pereira — Foto: Cláudia Oliveira/G1

Restabelecimento da energia

Segundo a Cemig, as duas linhas de transmissão que abastecem a cidade foram restabelecidas. A empresa divulgou imagens da destruição causada pela chuva de quarta em uma torre metálica que distribui a energia da usina de Sobragi.

Por causa da queda da torre, a usina está parada. Esta rede específica não afetou o atendimento à cidade, mas uma equipe especializada virá de Belo Horizonte para o reparo.

A Companhia informou ainda que 115 eletricistas de Barbacena, Juiz de Fora e São João del Rei trabalham nos reparos pontuais no município. Até esta sexta, foram substituídos cinco postes e 20 cruzetas. Faltam outros 10 postes e 35 cruzetas. Foram feitas podas e supressões de mais de 100 árvores.

Equipe virá de Belo Horizonte para reconstruir torre da linha de transmissão que foi destruída após chuva em Simão Pereira — Foto: Cemig/Divulgação

Feridos

Dois moradores foram encaminhados para atendimento hospitalar em Juiz de Fora, de acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher de 56 anos deu entrada no Monte Sinai, foi medicada e liberada, segundo a assessoria do hospital.

O G1 não conse sobre o estado de saúde do rapaz atingido por uma descarga elétrica e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro.

O Corpo de Bombeiros repassou dado da Polícia Militar (PM) de que seis pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no Posto Médico Municipal e pelo Samu.

Interdição na BR-040

Durante a tarde, uma árvore caiu na pista e bloqueou a área no Km 814, próximo ao posto do pedágio. Após os trabalhos de limpeza e retirada, a rodovia foi liberada no início da noite de quarta.

Equipamentos ajudam na retirada de galhos e limpeza do barro nas ruas de Simão Pereira — Foto: Cláudia Oliveira/G1

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui