Galinha bota ovo de 1,5 centímetros e surpreende dona em Minas Gerais

0
Ovo botada pela galinha garnisé (último à direita) foi encontrado pela filha de Juliana — Foto: Juliana Maria Freitas/Acervo Pessoal

Uma garnisé – galinha de pequeno porte – botou um ovo de apenas 1,5 centímetros e surpreendeu uma família de Divinópolis no último sábado (08). Segundo o médico veterinário e especialista em aves, André Israel Leite, uma galinha desta botar um ovo tão pequeno não é algo comum, mas pode ocorrer por causa da idade ou algum descontrole hormonal.

A dona da Lelê, como é chamada pela família mineira, é Juliana Maria Freitas. De acordo com ela, o ovinho foi encontrado pela filha de quatro anos. “Assim que a Isabela achou o ovo pequeno no ninho veio toda radiante e feliz contar pra gente porque nunca tinha visto um ovo tão pequenininho. E ela é acostumada a comer ovo, ovo de codorna, mas minha filha não acreditava que tinha saído da galinha”, comentou.

Lelê foi doada por uma amiga de Juliana. Segundo a psicóloga, a família estava num sítio quando a filha ficou encantada com a garnisé. “Nós fomos para o sítio, a Isabela colocou a galinha no colo e ela dormiu no colo da minha filha. Ela não queria mais soltar da galinha, então acabou ganhando a Lelê, além da Florinda e do galo Cri-Cri. Mas foi a Lelê que surpreendeu a todos recentemente”, contou.

Ainda conforme Juliana, o marido dela foi quem fez uma casinha com rampa e portas de acesso, mas é a filha quem cuida das aves em casa todos os dias.

“É a Isabela quem solta e quem cuida das galinhas. O maior xodó dela são as galinhas. Somos só nos três aqui em casa, então foi uma distração para ela, que as trata como amigas e conta isso para todo mundo”, finalizou.

A pequena Isabela, de quatro anos, com o ovo botado pela galinha Lelê — Foto: Juliana Maria Freitas/Acervo Pessoal

Em entrevista ao G1, o veterinário e especialista em aves, também comentou que já viu ovos pequenos, mas que o normal para uma garnisé é 4 centímetros.

“Já vi ovos pequenos, mas não sei de sesse tamanho. O ovo normal de uma garnisé tem 4cm. Para botar um ovo tão pequeno a galinha teve algum descontrole hormonal que fez com que o óvulo, que é a gema do ovo, fosse produzido em um tamanho menor do que o normal. E a gema sendo menor, acaba tudo sendo proporcional”, concluiu.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui