Infestação de aranhas assusta moradores da zona rural de Passos

0

Uma infestação de aranhas tem assustado os moradores do bairro das Acácias, na zona rural de Passos (MG). Sem solução para a presença de grandes colônias, foi preciso acionar o Centro de Zoonoses para a retirada dos animais. A espécie, conhecida como Aranha do Serrado, é venenosa e protegida por lei, o que significa que não pode ser morta.

Desde a última sexta-feira (7), agentes de endemias retiraram mais de 10 colônias. Segundo moradores, o problema apareceu da noite para o dia. Em pouco tempo, as aranhas já ocupavam um espaço de aproximadamente 60 metros.

“Estava dando muito medo, porque elas fecharam, desciam igual uma cortina. Na hora, a gente correu, ligou e acionou o Zoonoses”, conta a dona de casa Gleisiane Ferreira.

De acordo com o biólogo Bruno Teixeira Guimarães, as aranhas se instalaram no local pela facilidade em obter alimentos. No entanto, elas não devem ficar por ali muito tempo.

“Elas estão nesse local somente de passagem. Esse é um comportamento típico dessa espécie na fase juvenil, onde ela tende a permanecer em grande números como uma forma de proteção”, explica.

Colônias estão sendo retiradas pelo Centro de Zoonoses desde a última sexta-feira (7) — Foto: Reprodução/EPTV

O serviço do Centro de Zoonoses é importante, pois a espécie é venenosa e pode causar problemas aos moradores, especialmente os alérgicos. “No caso específico de uma pessoa que tem alergia, pode estar evoluindo, causando complicações sérias. Mas, em si, não é tão potente. Vai causar uma dor local, algum inchaço, vermelhidão ou coceira”, afirma.

Depois de retirados do local, os animais são levados para uma mata fechada, área de preservação ambiental.

Ocorrências com animais peçonhentos

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, somente em 2018, foram registrados 45 mil acidentes envolvendo animais peçonhentos em Minas Gerais – um total de 66 mortes. No mesmo período no ano passado, foram 40 mil registros e 58 óbitos.

Biólogos afirmam que as ocorrências em residências aumentam 40% no período chuvoso, que segue até março. “Esse período de chuvas e sol muito forte, elas não ficam onde está inundado e, também, por causa do sol, vão procurar um abrigo mais úmido e bem escondido”, explica o coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses de Passos, Oswaldo Rattis Junior.

De acordo com ele, na cidade, o maior número de ataques registrados é de escorpiões. Ele explica os cuidados que os moradores precisam tomar para evitar esses problemas.

“A gente orienta os moradores a deixar os ralos de casa tampados, não deixar lixo acumulado, porque eles vão atrás do alimento preferido deles, que é a barata”, conclui.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui