José Ricardo Pereira é eleito presidente da câmara e deve assumir prefeitura de Elói Mendes

0
José Ricardo Pereira (PDT) foi eleito presidente da Câmara de Elói Mendes (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

A votação para o novo presidente da Câmara de Vereadores de Elói Mendes (MG), na noite desta terça-feira (17), elegeu o candidato do PSD, José Ricardo Pereira, conhecido como Zé do Netinho. Com a eleição, José Ricardo também assume a prefeitura da cidade a partir de janeiro.

Desde 2017, quando a chapa eleita com prefeito Willian Cadorini (PDT) e o vice Marcos Miranda Sodré Mendes (PTB) foi afastada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o presidente da câmara também assume o executivo.

A lei orgânica da cidade determina a troca da mesa diretora da câmara a cada dois anos, o que fará a cidade ter três prefeitos em menos de dois anos. Em votação na noite desta terça, José Ricardo Pereira derrotou a chapa de Douglas Ferreira de Freitas (PSD) por sete votos a quatro.

Na chapa de José Ricardo, ainda assumem o vice-presidente, Marcos Donizetti Ximenis (PDT) e o secretário Pedro Santos Portugal (PDT). A votação ainda deve ser avaliada pelo TRE antes do novo prefeito assumir o cargo.

A cassação

Em maio de 2017, o TRE-MG decidiu por cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito. O tribunal determinou também a “inelegibilidade por 8 anos aos candidatos”, ou seja, a suspensão dos direitos políticos durante o período. Esta sanção foi estendida a Natal Cadorini, que é tio de Willian e réu na ação. Natal foi candidato à prefeitura de Varginha (MG) nas eleições 2016.

Mudanças

O presidente eleito da câmara também assume a prefeitura porque, segundo o TRE-MG, prefeito e vice afastados entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a realização de uma nova eleição. Esses recursos ainda não foram julgados e, por isso, não é possível marcar uma eleição extemporânea.

O atual prefeito da cidade, que fica no cargo até o fim de dezembro, é o vereador Silvério Rodrigues Félix (SD), conhecido como também como Xaropinho. Ele é o presidente da câmara e assumiu o cargo de prefeito interinamente em julho de 2017.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui