
A Prefeitura de Simão Pereira anunciou nesta quinta-feira (6) que deve decretar situação de emergência por causa dos danos registrados na cidade durante temporal com granizo e ventos fortes na tarde desta quarta (5).
“Vai ser feito um decreto de emergência, através do Formulário de Avaliação de Dano (Avadan), com o levantamentos dos danos por nosso pessoal especializado”, explicou o prefeito Antônio José Gonçalves da Silva ao MGTV.
Equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalham nos reparos na cidade de cerca de 3 mil habitantes.
A Defesa Civil ainda contabiliza o número de desalojados. Os feridos foram encaminhados para atendimento nas unidades da cidade e de Juiz de Fora.
Conforme informações da Prefeitura ao MGTV, os moradores ainda têm a água que estão nas caixas. No entanto, a distribuição depende do retorno da energia.
A Cemig informou que as linhas principal e reserva, responsáveis pela rede de abastecimento, foram rompidas. Os reparos estão em andamento.
Feridos
Dois moradores foram encaminhados para atendimento hospitalar em Juiz de Fora, de acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher de 56 anos deu entrada no Monte Sinai, foi medicada e liberada, segundo a assessoria do hospital.
O G1 aguarda retorno sobre o estado de saúde do rapaz atingido por uma descarga elétrica e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro.
O Corpo de Bombeiros repassou dado da Polícia Militar (PM) de que seis pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no Posto Médico Municipal e pelo Samu.

Falta de energia
Cem funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) atuam nos reparos das duas redes de transmissão que abastecem o município.
De acordo com a assessoria, foi necessário deslocar 12 eletricistas de Barbacena para acelerar os trabalhos para a retomada do fornecimento para os 1.400 clientes afetados desde as 16h19 de quarta nas áreas urbanas e rural.
A Cemig informou que, além da recuperação das linhas de transmissão, são necessários limpeza de árvores na rede de energia elétrica, podas de árvores, refazer cabos partidos, trocar cruzetas, substituição de postes e vários outros serviços pontuais nas ruas.
A previsão é de retomada no serviço para a maioria dos clientes na área urbana na tarde desta quinta. Na área rural, por causa do acesso aos locais, o restabelecimento pode durar até três dias.

Corpo de Bombeiros
De acordo com informações da manhã desta quinta, a prioridade do Corpo de Bombeiros é fazer a retirada de duas árvores que caíram sobre residências e de uma árvore que ameaça cair sobre a União Indústria.
A equipe dos Bombeiros percorre a cidade junto com a Defesa Civil para avaliar os danos causados pela chuva e as demais necessidades do município.
Segundo o Corpo de Bombeiros, também foram registrados alagamentos. Uma árvore atingiu uma casa e causou ferimentos leves em dois moradores.