A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) e a Expresso Planalto assinaram nesta terça-feira (11) o contrato de concessão do transporte coletivo no município. Com isso, a empresa passa a ser responsável pelo serviço na cidade durante os próximos 20 anos.
De acordo com a administração municipal, a Expresso Planalto tem até seis meses para começar a operar efetivamente. Ao todo, devem ser 26 linhas na cidade, com uma frota total de 56 ônibus. A previsão, no edital, é que o valor da passagem seja mantido.

Licitação
O processo licitatório para a escolha da nova empresa para operar o transporte público em Pouso Alegre começou ainda no primeiro semestre deste ano. A licitação que estava marcada para maio, foi suspensa após um pedido de impugnação do edital.
Depois da licitação ser reaberta, duas empresas entregaram os envelopes na prefeitura, demonstrando interesse em participar da licitação. Uma delas foi a Lótus – uma fusão da Gardênia com a Princesa do Sul, que atualmente presta o serviço em Pouso Alegre -, a outra foi a Expresso Planalto, do grupo CSC Logística.
Mas antes da abertura dos envelopes, em agosto, a Lótus desistiu de concorrer. A partir daí, ficou apenas a Expresso Planalto, que foi aprovada em todas as etapas do processo licitatório.
A assinatura do contrato dependia apenas de parecer conclusivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ainda não tinha sido emitido, o que aconteceu agora.