Universidade de Lavras inicia realização de testes rápidos do novo coronavírus

0
Universidade vai aplicar testes rápidos em parceria com a Prefeitura de Lavras (MG) — Foto: Divulgação/Ufla

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) iniciou a aplicação de testes rápidos do novo coronavírus. De acordo com a instituição, o intuito da ação é contribuir com a Prefeitura de Lavras (MG) em busca de estimar o número de pessoas infectadas por Covid-19 na cidade. Na primeira fase do projeto serão testadas gratuitamente 100 pessoas.

Estudantes do curso de Medicina da Uflua, sob coordenação da professora Danielle Santana, fazem o agendamento e acompanham os profissionais de saúde do município para o procedimento. Eles realizam visitas às residências para testagem de casos de síndromes gripais notificados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Segundo a instituição, nesta primeira fase, 100 pessoas devem ser submetidas a testes rápidos. A testagem foi encomendada pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 (Cipec), que está mapeando os casos e acompanhando diariamente a velocidade de disseminação do contágio entre os moradores do município para orientar as medidas distanciamento social.

Segundo a professora Danielle Santana, os estudantes da Ufla entrarão em contato com as pessoas que forem incluídas em pelo menos um dos critérios definidos para testagem.

“Um estudante ligará para a pessoa e explicará os procedimentos que serão realizados. O teste é rápido e gratuito, não obrigatório, e não é necessário mais que 15 minutos para o resultado”, explicou.

 

A coordenadora do Cipec e professora do Departamento de Ciências da Saúde, Joziana Barçante, destaca que a ação da prefeitura busca obter informações que possam subsidiar as medidas de prevenção e enfrentamento da doença, e salienta que a testagem é gratuita e não obrigatória.

A testagem inclui os casos de síndromes gripais notificados pela Vigilância Epidemiológica Municipal que se enquadram em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Idade superior a 60 anos;
  • População economicamente ativa entre 15 e 59 anos;
  • Pacientes com comorbidades (diabetes, hipertensão, cardiopatias, imunodepressão ou imunossupressão, doenças renais crônicas, doenças respiratórias crônicas);
  • Profissional de saúde em atividade de assistência ou gestão;
  • Profissional de segurança pública em atividade;
  • Pessoa que resida no mesmo domicílio que profissional de saúde ou segurança pública em atividade.
Ufla começa a realizar testes de diagnóstico da Covid-19 em Lavras (MG) — Foto: Divulgação / Ufla

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos e por medida de segurança, todos os nomes dos voluntários cadastrados na ação podem ser conferidos com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (35) 3821-8286.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui