Cônsul dos EUA em Belo Horizonte anuncia saída da representação

0

Rita Rico, cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, despediu-se nesta segunda-feira do cargo, depois de três anos e meio. A substituta já foi definida. “Quero ressaltar que até o fim deste ano a nova cônsul chegará a Belo Horizonte”, informou Rita em comunicado.

Desde 20 de março, por conta da pandemia de coronavírus, o Departamento de Estado norte-americano mantém suspensas as atividades consulares na Embaixada. consulados e representações diplomáticas. Os serviços ainda não têm data para serem retomados.

Em 22 de agosto do ano passado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que não construiria mais novo consulado na cidade. Em março de 2018, o então embaixador dos EUA no Brasil, P. Michael McKinley, inaugurou a terceira unidade do escritório do EducationUSA no ICBEU. 

“Durante o tempo em que estive em Minas Gerais, eu e minha equipe construímos o que costuma ser chamado de diplomacia ‘people to people’ ou de povo para povo. Nós conectamos e unimos norte-americanos e brasileiros para compartilharem as melhores práticas em todas as áreas”, afirmou Rita.

O escritório de Belo Horizonte, localizado no bairro de Santa Efigênia, segue aberto. Sobre a substituta, Rita afirmou que tem certeza de que todos darão à nova diplomata que virá uma recepção bem mineira, com direito a café pingado e uai. “Vocês terão notícias dela assim que ela chegar ao país”, afirmou.

Desde que foi inaugurado, o Escritório dos Estados Unidos em Belo Horizonte realiza trabalhos e intercâmbios educacionais e culturais. Um exemplo é o American Arts Incubator, em parceira com a ONG norte-americana Zero1 e o Centro de Artes e Tecnologia JA.CA.

O American Arts alia artes, tecnologia e empreendedorismo e permitiu que 25 jovens criassem realidades virtuais com o tema desigualdade social, sob a mentoria do artista norte-americana Santiago X. Outro projeto é a continuidade das aulas realizadas pela professora norte-americana escolhida para a Cátedra Fulbright na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui