Prefeitura de Uberaba confirma quatro óbitos por Covid-19 em boletim diário e anuncia ampliação de leitos de UTI

0
Testes rápidos da Covid-19 — Foto: Ascom / PMP

A Prefeitura de Uberaba confirmou mais quatro mortes por coronavírus no boletim diário divulgado nesta terça-feira (7) e também anunciou a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional José Alencar (veja abaixo).

Segundo o informe, as vítimas mais recentes são uma mulher, de 43 anos, que ficou internada no Hospital Regional por 23 dias; e um idoso, de 74 anos, que morreu em casa. Ambos apresentavam comorbidades. Os outros dois óbitos, que já estavam sendo investigados, são de um homem, de 36 anos, e de uma idosa, de 61.

Veja outros números do coronavírus na cidade em relação ao boletim de segunda-feira (6):

  • Mortes: após registrar a morte de um jovem de 23 anos na segunda-feira, a cidade registrou quatro óbitos nesta terça, e chegou a 33 registros. Neste boletim, nenhuma morte está em investigação por suspeita de ter sido causada pela doença;
  • Casos confirmados: a cidade confirmou mais 59 casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, sendo 992 casos ao todo.
  • Casos em investigação: o município investiga 664 casos suspeitos; sendo que 41 pacientes estão internados;
  • Casos negativos: são 9.389 casos descartados; antes, eram 9.124;
  • Ocupação de leitos: a taxa de ocupação dos leitos de UTIs em hospitais públicos e privados para pessoas com coronavírus caiu de 48% para 30%. Na enfermaria, a taxa de ocupação é de 23%.
Boletim coronavírus Uberaba 07/07 — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

Novos leitos

Junto com o boletim desta terça-feira, a Prefeitura anunciou a ampliação do número de leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 no Hospital Regional. Agora são 60, o dobro do até então disponibilizado.

Esta disponibilidade, segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, foi possível graças aos equipamentos recebidos no dia 27 de junho: 20 respiradores, sendo 14 invasivos e seis não invasivos, e quatro cardioversores com marcapasso, além outros dois respiradores recuperados pela Polícia Militar e outro doado pelo Estado.

Para o prefeito Paulo Piau (MDB), Uberaba deixou a curva bastante achatada no início da pandemia para ter tempo de preparar a rede hospitalar, fazendo o plano de contingência, mas alertou que não se pode relaxar nos cuidados cotidianos.

“Nossa taxa nunca ultrapassou 50%, e agora com esses novos leitos de UTI, claro que o percentual de ocupação vai diminuir, o que para nós é uma glória. Mas temos que estar sempre na luta para conter o vírus”, orientou.

Ainda conforme a Prefeitura, com a instalação de 30 novos leitos de UTI exclusivamente para atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Hospital Regional, o total de leitos específicos em Uberaba salta de 67 para 97, um incremento da ordem de 45%.

Assim, segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Robert Boaventura, “este novo universo de leitos de UTI passa a ser a base de cálculo para apontar o índice de ocupação hospitalar de atendimento intensivo para fazer frente à pandemia na cidade”.

Enfermaria

Sobre os novos 15 leitos de enfermaria anunciados, o secretário de Saúde informou que aguarda a chegada de alguns móveis, mas acredita que estejam prontos em uma semana e ressaltou que a taxa de ocupação de enfermaria, no geral, gira em torno de 25% a 30%, enquanto no Hospital Regional a taxa de ocupação específica é de 10% a 15%.

Mortes por coronavírus em Uberaba

A primeira morte pela doença na cidade foi confirmada no dia 10 de abril. A vítima foi um idoso, de 74 anos, que esteve nos Estados Unidos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele tinha hipertensão e diabetes.

Entre os dias 14 e 23 de junho, Uberaba registrou ao menos uma morte por dia, sendo 11 ao todo. A sequência acabou no dia 24 de junho, sem a confirmação de novos óbitos. A 28ª morte foi informada no dia 30 de junho.

A cidade ficou cinco dias sem novos óbitos, porém, nesta segunda-feira, o 29º foi confirmado. Nesta terça-feira, o município registrou quatro novos óbitos e chegou a 33; dois deles já estavam em investigação.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui