Fórum de Uberlândia retoma atendimento presencial após meses suspenso na pandemia

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Atendimento presencial começa ser feito no Fórum de Uberlândia durante pandemia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

O Fórum de Uberlândia retomou, nesta quarta-feira (12) atividades presenciais de atendimento ao público, que estavam suspensas desde março devido à pandemia da Covid-19. Já o tribunal do júri deve retomar audiências em setembro.

Dos cerca de 800 funcionários do fórum, aproximadamente 350 devem voltar às atividades presenciais.

Serão atendidos somente aqueles que queiram iniciar a digitalização do processo. Foi informado que o atendimento será feito com todas as medidas de precaução para evitar o contágio com o novo coronavírus.

De acordo com Igor Leandro Teixeira, administrador do Fórum, o foco inicial será digitalizar processos das varas da Família e Cível, além de processos vinculados à Defensoria Pública, Ministério Público, advogados dativos e núcleos de prática jurídica.

Atualmente, são 202 mil processos tramitando no Fórum de Uberlândia. Destes, mais de 85 mil estão no meio eletrônico e cerca de 117 mil estão no meio físico.

Ainda de acordo com o administrador, é importante que os processos sejam digitalizados o mais rápido possível, já que a tramitação de todos os processos físicos está suspensa. Ele também afirmou que os processos digitais estão seguindo com velocidade maior à anterior a pandemia.

Como medidas de segurança contra a pandemia de Covid-19, será obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel e medição da temperatura antes de entrar no prédio. Também é necessário que as pessoas mantenham dois metros de distância umas das outras.

Julgamentos

O Tribunal do Júri também deve retornar às atividades em breve. Ele já foi permitido a realizar julgamentos de réus presos e a pauta está sendo preparada para que as sessões sejam marcadas com segurança a partir de setembro.

Além das medidas de praxe, só será permitida a presença de cinco pessoas do público.

Funcionamento na Pandemia

Como noticiado anteriormente pelo G1, o Fórum já havia retomando o processo de digitalização dos autos no mês passado, através de um sistema chamado de “drive-thru de protocolo”.

Com três guichês espalhados pelo estacionamento do prédio, os requerentes podiam passar de carro para entregar processos, protocolizar petições e pegar autos para digitalização. Para isso, cerca de 10% dos funcionários do Fórum estavam na ativa.

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