Homem pesando mais de 250 kg morre após esperar atendimento por 8 horas dentro de ambulância em Governador Valadares, MG

0
Homem esperou por oito horas em ambulância — Foto: Acervo da família

Um homem de 43 anos, pesando mais de 250 quilos, morreu na madrugada desta sexta-feira (21) no Hospital Municipal de Governador Valadares.

Ernandes Fehlberg necessitava de uma cirurgia de hérnia nos testículos e esperou mais de oito horas na porta da unidade dentro de uma ambulância para receber atendimento. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar o caso. Já o Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para auxiliar na locomoção do paciente.

Segundo a família, a vítima vinha sentindo dores há cerca de duas semanas e tentava atendimento adequado em unidades de saúde. Antes dele vir para Governador Valadares, ele estava internado em Mantena.

“Disseram que não tinha vaga e que teria que transferir para fora. Chegamos aqui às 15 h. O hospital havia dito que não dava para atendê-lo, que não tinha vaga. Ele corria risco de morte. Tentaram vaga para Belo Horizonte, mas ele não aguentaria a viagem”, disse a esposa, Gezeane Morais.

“Meu pai estava no hospital há cinco dias tentando fazer uma operação nos testículos, e não conseguíamos. Trouxemos ele pra cá [Governador Valadares] e não aceitavam. Informaram que não havia leito e recurso para prestar o atendimento, e que não haviam autorizado trazê-lo. Eles queriam que ele voltasse para Mantena”, relatou a filha, Heloísa Morais.

A família contou, ainda, que anteriormente Ernandes tinha sido levado para um hospital em Barra de São Francisco (ES) transportado em um caminhão baú de supermercado, onde teve atendimento negado.

Equipes do Corpo de Bombeiros montaram uma operação para retirar o homem da maca e colocá-lo na maca do hospital, para que ele recebesse os primeiros atendimentos. Entretanto, ele não resistiu e faleceu nesta madrugada de sexta-feira.

Em nota enviada ao G1, a direção do Hospital Municipal de Governador Valadares enviou comunicado sobre o assunto, veja na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o paciente Ernandes Fehlberg, de 43 anos, foi encaminhado pela Secretaria de Saúde do município de Mantena, primeiramente para a cidade de Barra de São Francisco no Espírito Santo, que negou atendimento, e, só depois para Governador Valadares.

Durante o transporte do paciente com obesidade mórbida, pesando aproximadamente 250 quilos, ou seja, de alta complexidade e com comorbidades, não teve acompanhamento de médico ou de equipe de enfermagem conforme prevê a lei para casos graves como era o dele.

Chegando em Valadares, já no fim da tarde desta quinta-feira (21), o paciente foi atendido no Hospital Municipal (HM), mas não resistiu e faleceu. Lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com a família.

Importante ressaltar que diante da negativa do SUS FÁCIL – sistema gerido pelo governo do Estado que apontou não ter vaga disponível para este atendimento no Hospital Municipal -, o seu encaminhamento correto deveria ter sido para Belo Horizonte, onde receberia o atendimento especializado para o caso.

 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui