Prefeitura de São Roque de Minas inicia retomada de atividades turísticas

0

A Prefeitura de São Roque de Minas, na região Centro-oeste do Estado, iniciou a reabertura gradativa do turismo na cidade. Pousadas, hotéis, casas de temporada podem receber turistas, desde que com 50% da capacidade do local. As visitas às cachoeiras também foram retomadas. De acordo com a secretária municipal de saúde e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade, Deyse Elaine, a liberação ocorreu após uma consulta ao governo de Minas sobre a situação da cidade. 

“Nós fizemos uma consulta ao secretário de Estado (de saúde) e o pessoal da equipe dele e fizemos um questionamento a respeito dos atrativos turísticos. No sentido de poder fazer a visitação e a respeito dos meios de hospedagem e deram a resposta deles com a decisão. A gente até explicou sobre as cachoeiras, ao ar livre, não como aglomerar, porque lá é livre. Sobre hospedagem, informaram que não tem restrição, desde que se cumpra o limite de 50%. Foi em cima dessa consulta que a gente organizou essa consulta”, explicou a secretária.

Em junho, a Diretoria Municipal de Turismo de São Roque de Minas já havia publicado uma nota técnica para estabelecer os protocolos de retorno do turismo da cidade, que fica na região da Serra da Canastra. O Parque Nacional da Serra da Canastra segue fechado, sem previsão de reabertura até o momento. Cachoeiras localizadas fora dos limites do parque podem ser acessadas pelos turistas. 

“A maioria das cachoeiras são particulares. Como tem o rio aqui, as cachoeiras tem acesso livre. Então a gente não consegue controlar mais de 200 cachoeiras aqui, então é complicado. Algumas próximas daqui, particulares, nós conseguimos manter sem funcionamento por um tempo. Mas o pessoal entra, vai por outro caminho”, disse a secretária. 

Nas pousadas, a secretária municipal de saúde garantiu que está sendo feita a fiscalização das normas. “A diretoria da prefeitura verifica se a hospedagem está de acordo e faz uma fiscalização aleatória do local”, conta. 

Coronavírus

São Roque de Minas está entre os municípios que registraram menos de 50 casos de Covid-19 nos últimos 14 dias e, por isso, podem iniciar a reabertura de pousadas e hotéis, ainda na Onda Amarela. De acordo com a secretária municipal de saúde, Deyse Eliane, até o momento foram registrados 15 casos da doença no município e nenhum óbito. Do total, 14 pessoas já se recuperaram e uma continua em isolamento domiciliar

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui