‘Já temos condições de retornarmos’, diz Zema sobre aulas presenciais em Minas

0

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), avaliou que o retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino público deve ocorrer ainda neste ano, mas pode acontecer de maneira escalonada e disse que ainda não há data definida. As informações foram dadas em entrevista a rádio CBN, na manhã desta terça-feira (22). As escolas estão fechadas desde março, em função da pandemia do novo coronavírus, mas aulas online seguem ocorrendo.

Ao ser questionado se o retorno às salas de aula seria neste ano, o governador respondeu: “Com certeza. Estamos ainda em setembro”. Na opinião de Zema, isso é viável diante dos números da Covid-19 em Minas Gerais. “Sou da opinião, sim, que nós já temos condições de retornarmos porque o número de casos, o número de óbitos tem caído de forma consistente, e, hoje, nós temos um bom ‘colchão’ de segurança na rede hospitalar. Não podemos mais continuar prejudicando os alunos, os pais. Estaremos fazendo um esforço para que isso (o retorno às aulas) ocorra, mas com segurança”, argumentou o político, ao contar que as secretarias de Estado de Saúde e de Educação trabalham para a construção de um protocolo.

Ele explicou que detalhes vão ser apresentados em coletiva de imprensa, ainda nesta semana, mas que o retorno às classes “não será como antes”, em referência a processos de higienização e distanciamento que certamente serão adotados. 

O governador fez questão de lembrar, ainda, que é competência municipal a autorização ou não para escolas reabrirem, segundo o STF. “O Estado estará orientando, oferecerá um protocolo, mas cabe a cada prefeito tomar a decisão. A maioria tem seguido o Estado, o que é muito bom”, citou.

 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui