Moradores de Brasília pintam faixa de pedestres em 3D para chamar a atenção de motoristas

0
Faixa de pedestres 3D, na 215 Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Moradores da quadra 215 Norte, em Brasília, pintaram uma faixa de pedestres em modelo 3D para chamar a atenção de motoristas que passam pelo local. A “intervenção artística”, como é chamada pela vizinhança, foi finalizada nesta terça-feira (13).

No início da tarde desta quarta (14), o desenho foi apagado pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Em nota, o órgão informou que os moradores não tinham autorização para realizar a intervenção (veja íntegra ao fim da reportagem).

“Para a implantação de faixa de pedestres é necessário estudos técnicos que avaliam, entre outros requisitos, a geometria da via, a topografia do terreno, o fluxo de veículos e de pedestres entres outros requisitos. Além disso, são considerados, por exemplo, a segurança da sinalização em condições adversas tais como: neblina, chuva e durante a noite. A sinalização segue padrão nacional e qualquer alteração deve ser solicitada aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A sinalização era desejo antigo dos moradores e, a depender do ângulo em que é vista, parece estar suspensa. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para obrigar o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos pedestres.

Faixa de pedestre pinta em 3D na Islândia — Foto: Facebook/Vegamálun GÍH

Segundo o prefeito da quadra, Rafael Dubeux, desde 2019, os moradores formalizam pedidos na Administração do Plano Piloto e no Detran-DF para a instalação de duas faixas na quadra, no entanto, sem sucesso. “Infelizmente até o momento não fomos atendidos”, disse Rafael.

O órgão refuta a informação. Segundo o Departamento de Trânsito, a Administração do Plano Piloto informou que “retornou o pedido aos moradores, no mesmo dia, solicitando o cumprimento de exigências para melhor encaminhamento do pleito, o que até o momento, não foi feito pela Prefeitura da 215 Norte”.

O trecho em que a faixa foi instalada é movimentado e liga a área comercial da quadra à área central, onde estão o parque infantil, um campo de futebol e a área de integração comunitária.

“Não havia qualquer acesso seguro de um lado para o outro.”

Outras iniciativas

Placa de sinalização na entrada da 215 Norte — Foto: Rafael Dubeux/Arquivo pessoal

A pintura de faixas de pedestres em 3D já foi vista em países como China, Índia, Geórgia e Islândia. No Brasil, o modelo é adotado em cidades do Amapá, São Paulo e Acre.

A quadra onde a sinalização foi pintada, na 215 Norte, também é conhecida por outras intervenções artísticas criadas por iniciativa dos próprios moradores e também do GDF.

Em uma das pinturas, uma escada se transformou em piano (veja fotos abaixo). Em outra intervenção, o cinza do muro deu espaço à arte em grafite. No chão, um tabuleiro gigante de xadrez convida a quem passa pela quadra a jogar. Na entrada, uma placa personalizada dá o tom de graça e leveza a quem acessa a 215 Norte.

tabuleiro de xadrez instalado no chão da 215 Norte — Foto: Rafael Dubeux/Arquivo pessoal
Escada pitada nas cores de um piano, na 215 Norte, em Brasília — Foto: Rafael Dubeux/Arquivo pessoal

Pedestres atropelados

De 2000 a 2018,balanço mais atualizado do Detran, 100 pessoas morreram vítimas de atropelamentos em faixas de pedestres no Distrito Federal. Os dados se referem às sinalizações onde não há semáforos.

A tradição de respeito ao pedestre na faixa completou 23 anos em abril. A iniciativa de 1997 deu à Brasília destaque nacional de civilidade no trânsito.

No ano anterior à implantação da sinalização, segundo o Detran, foram registradas 266 mortes de pedestres no trânsito. Em 1997, esse número caiu para 202 pedestres mortos e, em 2018, para 105 óbitos.

Se comparado a 1996, o ano de 2018 registrou uma queda de 60,5% no quantitativo de pedestres vítimas fatais. Com o crescimento da frota de veículos, até o ano passado, o DF contabilizava mais de 5 mil faixas de pedestres não semaforizadas.

O que diz o Detran-DF

Confira a íntegra da nota do Detran-DF:

“Verificamos que no, Detran/DF, há somente duas demandas da Prefeitura da 215 Norte, em nome do senhor Rafael Dubeux, e nenhuma delas trata-se de implantação de faixa de pedestres.

Em junho deste ano, recebemos a solicitação da Prefeitura da 215 Norte para fiscalização de trânsito na quadra. Esta, inclusive, já foi atendida. A outra: um pedido de instalação de placas de Proibido Estacionar, realizado em julho/2020, ainda está em análise pela Diretoria de Engenharia.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui