Prefeitura de Divinópolis revoga restrições do funcionamento de bares e comércio de rua

0
Divinópolis está na Onda Amarela pela macrorregião Oeste e a microrregião — Foto: Anna Lúcia Silva/G1

A partir da próxima semana, as restrições de funcionamento para bares, nas segundas e terças-feiras, e comércio de rua no sábado, serão revogadas em Divinópolis. A decisão foi divulgada pela Prefeitura nesta quinta-feira (15) após a macrorregião Oeste a microrregião do município permanecerem na Onda Amarela do programa “Minas Consciente”.

Ao G1 a Prefeitura disse que partir de segunda-feira os bares já voltam funcionar até as 23h.

As classificações foram atualizadas nesta quarta (14) pelo Estado; os dados são atualizados semanalmente. A Administração Municipal informou que a cidade diminuiu de 16 para 13 pontos na avaliação geral dos índices.

Segundo o Executivo, a revogação ocorrerá para que os estabelecimentos mais afetados pelas restrições possam se adequar à nova deliberação. Contudo, o comércio de rua não terá autorização para funcionar neste sábado (17), pois haverá Dia D de vacinação contra a poliomielite e também a imunização antirrábica. Conforme a Prefeitura, essas ações causarão grande movimentação de pessoas.

Dados da Prefeitura

Nesta quinta-feira, a Prefeitura divulgou os dados epidemiológicos referentes à Covid-19. São eles:

Taxa de incidência: corresponde ao número de casos novos da doença dividido pela população em risco, está em 42, considerado baixo;

Casos confirmados: porcentagem de resultados positivos em relação ao número de pessoas testadas, está 24%, considerado alto. Já os indicadores de avanço da doença mostram que a quantidade de casos confirmados cresceu 2% comparando com a semana anterior. A variação da taxa de incidência de Covid-19 manteve estável nos últimos sete dias.

Capacidade hospitalar: dados apontam que 29% dos adultos internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) são pacientes com suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI no setor adulto é de 56%. O risco é médio.

Medidas sanitárias

A Prefeitura ressaltou que as medidas sanitárias como o uso de máscaras, distanciamento social e o cumprimento dos horários de funcionamento, continuam obrigatórios, conforme o Decreto Nº 13.961.

Em caso de descumprimento das determinações, o infrator está sujeito à multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.

No AppDivinópolis, por meio da aba “Coronavírus”, é possível denunciar as irregularidades relacionadas às normas de segurança citadas anteriormente.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui