Após enchente, Defesa Civil alerta para risco de novos alagamentos em Juiz de Fora

0
Chuva no Bairro Santa Cecília em Juiz de Fora — Foto: Gabriel Landim/G1

Por causa da forte tempestade registrada em diversas regiões de Juiz de Fora na tarde de quarta-feira (2), a Defesa Civil atendeu 12 ocorrências. A região mais afetada foi a Zona Sul, onde houve registro de enxurradas, alagamentos e quedas de árvore.

Entre 13h30 e 14h30 de quarta, choveu cerca de 32,7 mm no Bairro Grama, 26,8 mm no Bairro Santa Terezinha e 24,9 mm no Bairro Filgueiras.

Ainda conforme a Defesa Civil, o pluviômetro do Bairro Graminha marcou 13 mm em 10 minutos. Já o nível do Rio Paraibuna, chegou a 2,01 m.

Há previsão de novas pancadas de chuva durante a tarde e o período da noite na cidade. Em entrevista ao MG1, o coordenador da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, explicou sobre o monitoramento do órgão.

“O monitoramento nosso é constante, principalmente para aquelas áreas de deslizamento. Nós tomamos algumas medidas paliativas para conter um volume maior nessas áreas, cobrimos com lona, desviamos as águas, cobrimos as trincas, com isso a gente minimiza o efeito dessas chuvas. Quando elas vem concentradas como a que ocorreu ontem, não tem jeito, não tem tempo de escoar”, afirmou.

Ele também alertou os moradores que vivem em áreas que foram atingidas pelos alagamentos ou próximo à encostas e áreas de risco.

“A pessoa tem que se precaver. Não sair de casa, porque a correnteza pode carregar as pessoas, os carros, então evitar sair o máximo possível nessas horas de chuva pesada e se proteger da forma adequada. Quem mora em área de deslizamento, deve ficar atento a qualquer barulho, qualquer movimentação de massa e comunicar imediatamente com a Defesa Civil pelo 199 para a gente tomar as providências.”

Trabalhos de rescaldo

Chuva alaga ruas em Juiz de Fora — Foto: Carolina Sirimarco / Arquivo Pessoal

No final da tarde e no início da manhã desta quinta-feira (3), a equipe da TV Integração mostrou moradores dos bairros Alto dos Passos, São Mateus e Santa Cecília limpando as ruas, prédios e casas atingidas pela lama.

Um dos pontos mais atingidos pelo temporal foi a Rua Dr. José Cesário, no Alto dos Passos. Cerca de 50 carros que estavam estacionados ficaram submersos e boiaram na enchente. Depois que a água baixou, muitos veículos foram arrastados pela correnteza e três guinchos precisam ser usados para retirar os veículos.

Bombeiros retiram árvore sobre carro no Bairro Granbery em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar as árvores que caíram em ruas nos bairros Granbery e Santa Luzia.

Na Rua Melo Franco, no Bairro São Mateus, um pedaço do asfalto saiu após a tempestade. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Obras para saber se há previsão de intervenção na via e quais ações estão sendo feitas após a chuva de quarta-feira, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Rua Melo Franco em Juiz de Fora — Foto: Gabriel Landim/G1

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui