
Nove postos de combustíveis foram fiscalizados esta semana em Ituiutaba. A força-tarefa formada por fiscais da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem) e Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) analisou bombas de combustíveis, a comercialização e a qualidade do produto.
As fiscalizações ocorrem uma vez por mês em um município mineiro e foi a primeira vez que a cidade recebeu os fiscais. A Polícia Militar (PM) apoiou a ação.
De acordo com a ANP, nove postos foram fiscalizados em Ituiutaba e 40% das bombas apresentaram algum tipo de irregularidade. Não foi informado o número total de equipamentos vistoriados.
“Algumas bombas injetavam nos tanques quantidades diferentes daquela que deveriam entregar. Nada muito expressivo, mas que está fora da legislação’, afirmou o fiscal da ANP, Ricardo Soares.
A força-tarefa também avaliou o processo de venda do produto e encontrou irregularidades em alguns postos.
“Encontramos também um posto entregando combustível para um fazendeiro da região, o que é proibido, pois essa atividade é exclusiva para retalhistas ou distribuidoras. Achamos também um caminhão fazendo entrega do produto sem a nota fiscal”, acrescentou Soares.
Ainda segundo a ANP, a qualidade dos combustíveis, principalmente a nova gasolina exigida a todos os postos do país desde outubro, foi avaliada em nos estabelecimentos. Todos os postos que apresentaram irregularidades foram autuados de acordo com as penalidades previstas na lei.