
G1 Zona da Mata
Durante o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19, 60 profissionais de saúde receberam a primeira dose da CoronaVac em Juiz de Fora. A informação foi confirmada aoG1na tarde desta quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na manhã desta quarta-feira, oG1 mostrou que a técnica de enfermagem, Denise Maria Rocha de Freitas, de 43 anos, foi a primeira pessoa a tomar a dose da vacina na cidade.
A expectativa é que o município vacine 15 mil pessoas nesta primeira fase, de acordo com o grupo prioritário que é: equipes que estiverem envolvidas na vacinação e no combate à Covid-19, trabalhadores de longa permanência, demais profissionais do setor, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que estão em residências inclusivas.
Segundo a Prefeitura, a vacinação será feita neste primeiro momento no local de trabalho ou das instituições de permanência ou inclusivas.
Primeiras vacinadas
A segunda pessoa vacinada foi a enfermeira Geórgia Andréia de Carvalho Castro, de 49 anos. Ela trabalha na área da Saúde há 21 anos e atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Linhares. Em dezembro do ano passado, ela atendeu 250 casos suspeitos de Covid-19 na região.
A enfermeira Amanda Assunção Sudário, de 34 anos, foi a terceira a receber a dose. Ela trabalha na equipe de coleta de testes de Covid-19, que realiza em média 300 exames por semana.
Já a técnica de enfermagem Eva Sueli Faustino Maria, de 53 anos, foi a quarta pessoa a receber o imunizante. Ela atua no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal e trabalha há 30 anos na área da Saúde.
Cerimônia
A vacinação começou por volta das 8h30 desta quarta-feira, um dia após a chegada de mais de 30 mil doses da CoronaVac na cidade. O local escolhido pela Prefeitura para a cerimônia foi o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), no Bairro Santa Catarina.
O evento contou com a participação da prefeita Margarida Salomão (PT); do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral; da secretária Municipal de Saúde, Ana Pimentel; do presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer; e do reitor da UFJF, Marcus David.