
Via G1 Centro- Oeste
Após a microrregião de Divinópolis ser classificada na Onda Amarela do programa “Minas Consciente”, na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura anunciou o retorno do município para a fase intermediária do plano estadual a partir da próxima segunda (25). A cidade regrediu para a Onda Vermelha no início da semana.
Durante coletiva de imprensa nesta tarde, o Executivo explicou que um novo decreto regulamentando a decisão será elaborado nesta sexta-feira (22).
As novas diretrizes relacionadas às atividades econômicas, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Estado, foram deliberadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. O grupo aconselhou o avanço para a Onda Amarela, desde que mantendo e intensificando as medidas de prevenção.
“É tempo de mantermos os cuidados para que possamos permanecer na onda amarela. Se a população não se conscientizar, não adianta o Poder Público determinar as restrições”, disse o prefeito Gleidson Azevedo (PSC). A Prefeitura ressalta ainda o alerta para que as pessoas fiquem em casa, não se aglomerem e nem realizem festas clandestinas.
Micro e macrorregião
As micros e macrorregiões foram atualizadas pelo Estado nesta semana. A região Oeste permanece por mais uma semana na Onda Vermelha e Divinópolis avançou para a Amarela.
As definições definidas pelo Estado passam a valer a partir de sábado (23). Mesmo com a distribuição das vacinas, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho, ressalta que é necessário cautela mesmo com a imunização.
“A incidência continua alta e nos demanda uma atenção grande, tanto por parte do Estado e dos gestores municipais, quanto por parte da população. Tivemos esta semana o início da vacinação, conseguimos entregar em todas as regionais. Isso pode dar uma sensação de que a briga está vencida, o que não é a visão mais apropriada para o momento. A quantidade de vacinas ainda é reduzida, ela tem o foco bem específico, então é muito importante que todos os cidadãos e gestores municipais permaneçam com as medidas de distanciamento e com as fiscalizações”, alertou.
Denúncias
As irregularidades podem ser denunciadas pelo cidadão, por meio de denúncia anônima, pelo WhatsApp da Vigilância Sanitária (37) 99111-0030 ou pelo AppDivinópolis, na aba “Coronavírus”.