
Via G1 Grande Minas
O município de Montes Claros recebeu medicamentos usados no “kit intubação” na noite dessa quinta-feira (25). A remessa foi enviada pela Secretaria Estadual de Saúde em caráter emergencial. Ao todo, foram entregues 4.900 ampolas de neurobloqueadores, que são utilizados em pacientes com casos mais graves da Covid-19.
“Já tínhamos comunicado ao governo do Estado o risco que corríamos se esse medicamento não chegasse nas próximas horas, teríamos aí pacientes intubados que não teriam como ser mantidos sedados para suportar a intubação”, disse a secretária de Saúde, Dulce Pimenta.
Os medicamentos, trazidos em um helicóptero dos bombeiros, foram levados para a Secretaria Municipal de Saúde e já estão sendo distribuídos aos seis hospitais que atendem pacientes Covid, nesta sexta-feira (26). A remessa é suficiente para suprir a demanda dos hospitais durante cinco dias.
Falta de medicamentos
Os hospitais de Montes Claros enfrentam dificuldades para a aquisição de medicamentos usados no chamado “kit intubação”.
Devido à grande demanda em todo o país, o Ministério da Saúde determinou a requisição administrativa dos medicamentos passando a ser o responsável por distribuí-los.
Conforme nota enviada pelo Ministério da Saúde, a distribuição dos remédios do kit foi iniciada na última terça-feira (23). A previsão é de que Montes Claros receba os medicamentos nesta sexta-feira (26).
Taxa de ocupação de leitos
Segundo o último boletim, 340 pessoas estão internadas em hospitais da cidade, 309 são de Montes Claros.
A taxa de ocupação dos leitos clínicos SUS é de 96%, a de UTI adulto SUS é de 94% e a dos leitos clínicos de convênio/particular é de 85%.
Mais 22 óbitos por Covid-19 foram confirmados no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (25). Com esse número, o total chega a 492. Mais 392 casos de coronavírus foram confirmados nas últimas 24 horas, totalizando 25.050.